14/02/2024 às 12h21min - Atualizada em 14/02/2024 às 12h21min

INÉDITO: PF é acionada para recapturar fugitivos de presídio de segurança máxima em Mossoró; presos são da mesma facção criminosa da qual Fernandinho Beira-Mar é líder

O Globo
A Polícia Federal(PF) foi acionada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para auxiliar na recaptura e investigação das responsabilidades da fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, na manhã desta quarta-feira. Os foragidos foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ambos naturais do Acre.

A fuga da manhã desta quarta é a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal. Ao todo, o sistema conta com cinco unidades de segurança máxima. O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, está a caminho de Mossoró-RN.

Os dois teriam fugido da penitenciária, por uma abertura do teto da cela, durante o banho de sol dos detentos. Também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho” responde a 34 processos na Justiça do Acre, por crimes como formação de quadrilha, tráfico de drogas e roubo. Enquanto isso, Rogério responde processos pelos crimes de homicídio qualificado, roubo e violência doméstica. Os dois são ligados à facção Comando Vermelho, segundo o portal g1.

A dupla foi transferida para Mossoró em 27 de setembro de 2023 e deveriam ficar na unidade prisional até o dia 25 de setembro de 2025.

Além da unidade de Mossoró, o Sistema Penitenciária Federal possui outras quatro unidades, localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).

A penitenciária de Mossoró fica a 277 quilômetros da capital Natal, e foi inaugurada em 3 de julho de 2009. A unidade é projetada para receber até 208 presos, o local é uma reprodução do modelo de unidades de segurança máxima norte-americanas, conhecidas como “Supermax”, conforme descrição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90