23/09/2017 às 08h14min - Atualizada em 23/09/2017 às 08h14min

Rocinha e Juramento: Saiba o que há por trás na guerra dos Morros do Rio de Janeiro

Extra
Mata fechada da Floresta da Tijuca, na parte alta da favela da Rocinha. Caçado por comparsas de Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem , e também pela polícia, Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, abrigou-se em meio ao matagal. O traficante está isolado. No mês passado, rompeu com a facção Amigo dos Amigos (ADA), mas tinha planos: aproximar-se do Terceiro Comando Puro (TCP). Não encontrou portas abertas. A facção negou-se a abrigá-lo.

A recusa não foi à toa: TCP e ADA costuram, desde o início deste ano, um acordo de não agressão em algumas favelas. Tanto que no último domingo, ao deixar a Rocinha, a mulher de Nem, Danúbia de Souza Rangel, buscou abrigo numa comunidade dominada pelo TCP. Foragida, a “xerifa da Rocinha” também vem sendo caçada pela polícia.

Um dos soldados do “Bonde do Nem”, Geovane Silva de Lima, também refugiou-se numa comunidade do TCP na última semana, após ataques na Rocinha. O bandido acabou capturado em Acari. Há três anos, Nem já dava sinais de uma aproximação com o Terceiro Comando. Para aumentar os lucros do tráfico na favela da Zona Sul, aliou-se a Marcelo dos Santos das Dores, o Menor P. Um dos acordos selados previa até mesmo a troca de armas entre os bandidos.

Paz selada atrás das grades de Bangu

O pacto entre as facções também ficou evidente na guerra nas vielas do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. Na noite do último dia 15, um bando de traficantes de diversas favelas dominadas pelo Comando Vermelho (CV) invadiu a comunidade, controlada pela ADA há dois anos. Para retomar o morro, a ADA recorreu aos novos aliados. Na noite de sábado, bandidos da Serrinha, dominada pelo TCP, subiram a favela para expulsar o CV.

Em meio à guerra na Rocinha, a atitude de um dos chefes da ADA também reforça o acordo entre as duas quadrilhas. Preso, Carlos José da Silva Fernandes, o Arafat, já pediu para ficar entre os presos da facção rival. Carlos José da Silva Fernandes, o Arafat, chefe do tráfico da Pedreira, está na Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino, Bangu 1, de segurança máxima. Ele já pediu para, quando sair de lá, ir para Bangu 6.

Atrás das grades, os traficantes Celso Luís Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, e Rafael Alves, o Peixe, também hastearam a bandeira branca. A ordem ali é clara: na Vila Aliança e Vintém, a paz tem que reinar.

Guerra na Rocinha

A invasão da Rocinha na manhã do último domingo aconteceu, segundo a Polícia Civil, depois de um ultimato. Há cerca de um mês, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, mandou, do presídio federal onde está preso em Rondônia, a ordem para que Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, que lhe sucedeu no posto de chefe do tráfico, deixasse a favela. Rogério bateu o pé e não saiu do morro. Em 13 de agosto, três homens de confiança de Nem foram encontrados mortos num carro, na Estrada da Gávea. Na semana passada, outros aliados do antigo chefe da favela mais importante para a quadrilha, na Zona Sul, foram expulsos do morro. A cúpula da facção Amigos dos Amigos (ADA) — que domina a comunidade — decidiu, então, se unir para expulsar Rogério da favela. Nesta sexta-feira, depois de seis dias de confrontos, 950 homens das Forças Armadas ocuparam a Rocinha.

Agentes que investigam o tráfico na Rocinha já sabem que participaram da invasão traficantes do São Carlos, na Região Central do Rio, e da Vila Vintém, na Zona Oeste — todas, favelas dominadas pela mesma facção criminosa. O bando teria se reunido no São Carlos com traficantes expulsos da Rocinha e saído em comboio até a favela de São Conrado. Já na Rocinha, o grupo teria desembarcado na Autoestrada Lagoa-Barra e roubado carros de moradores para chegar à parte alta.

A decisão de invadir a favela teria sido tomada na última sexta-feira. Na ocasião, o movimento de advogados de chefes da facção no Presídio Jonas Lopes de Carvalho, unidade do Complexo de Gericinó que abriga os detentos da quadrilha, impressionou agentes penitenciários. Na unidade estão presos Celso Luís Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, e Carlos José da Silva Fernandes, o Arafat.

Nesta quinta-feita, a Justiça decretou a prisão temporária de Antonio Francisco Bonfim Lopes, Nem da Rocinha, Rogério Avelino da Silva, Rogério 157, e outros nove suspeitos de participação na guerra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90