28/09/2023 às 07h08min - Atualizada em 28/09/2023 às 07h08min

VÍDEO FORTE: Avião explode instantes depois de pousar em pista no Mali

O Globo
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que um avião pega fogo enquanto pousava em uma pista no Mali. Segundo as publicações, a aeronave estaria ligada ao Grupo Wagner, exército privado de mercenários da Rússia. O incidente ocorreu no último sábado, mas as imagens repercutiram nesta quarta-feira.

No X (antigo Twitter), postagens mostram o Ilyushin Il-76, avião da era soviética. Ele pousava no aeroporto de Gao, na África Ocidental, quando quebrou e pegou fogo. O caso aconteceu apenas um mês após a morte de Yevgeny Prigojin, líder do grupo paramilitar. Em agosto, ele estava em um avião que caiu na Rússia.

Grupo Wagner nega relação com acidente

Ainda não foi informado o número de vítimas, embora existam receios de que até 140 passageiros possam ter estado a bordo. Fontes próximas ao Wagner negaram que o grupo estivesse no voo apesar de suas forças estarem ativas no país africano.

Gao é uma cidade na linha de frente do conflito armado que ocorre no país. De acordo com o canal de Telegram Grey Zone, afiliado ao grupo de mercenários, a aeronave foi usada pelo Exército do Mali. “O voo não transportou nenhuma pessoa do Grupo Wagner”, divulgaram. “Não havia combatentes nem pilotos a bordo.”

O Ilyushin-76 é um avião de transporte estratégico multiuso, de asa fixa e quatro motores turbofan. Ele é frequentemente usado para entregar maquinário pesado em áreas remotas. A aeronave já foi avistada em várias regiões africanas, muitas vezes coincidindo com a presença de forças paramilitares como o Wagner.

Uma fonte do aeroporto e funcionário local disse à revista Jeune Afrique que o avião pertencia ao Exército do Mali, mas que transportava soldados Wagner e estava sobrecarregado. A mesma pessoa afirmou que “as causas do acidente ainda não são conhecidas”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90