07/09/2023 às 07h56min - Atualizada em 07/09/2023 às 07h56min

Vídeo mostra momento em que brasileiro foge da prisão nos EUA; assista

Uol
Imagens mostram fuga de brasileiro de prisão nos EUA — Foto: Reprodução
Um vídeo divulgado pelas autoridades locais mostra o momento em que Danilo Cavalcante, brasileiro condenado por homicídio que escapou de uma prisão nos Estados Unidos, foge da penitenciária de Chester County, no estado da Pensilvânia.

O que aconteceu:

O registro mostra o brasileiro de 34 anos em um corredor. Ele olha a movimentação e faz uma técnica para escalar, colocando as mãos na parede da frente e os pés na parede de trás.

Danilo escala a parede com a técnica, demonstrando certa facilidade, até desaparecer do campo da visão da câmera de segurança. No início do registro, outro detento, sem camisa, aparece nas imagens. Enquanto o condenado fugia, os presos estariam jogando basquete em um dos pátios de exercícios físicos da penitenciária.

Após escalar até o teto, ele ultrapassou uma estrutura de arame farpado, correu pelo telhado e caiu em uma área menos segura da penitenciária, conseguindo fugir do local.

A tática usada pelo brasileiro é a mesma que outro detento fez para fugir em maio deste ano da mesma unidade prisional, confirmaram as autoridades locais em coletiva de imprensa nesta tarde. Igor Bolte, 30, escapou da prisão, mas foi pego pelos agentes horas depois. Um segurança na torre de vigilância avistou a ação de Igor e avisou colegas. Já o brasileiro não teria sido avistado durante a fuga e isso é um dos pontos investigados pela polícia, que determinou o afastamento temporário do segurança da torre.

Depois da fuga de Igor, um arame farpado foi colocado na área usada pelo brasileiro para escalar o prédio. Mesmo assim, o obstáculo não impediu que Danilo fugisse do local. Novas medidas de segurança devem ser tomadas para evitar outras fugas na unidade prisional.

Antes da divulgação do vídeo, a porta-voz da promotora distrital do condado de Chester, Deborah Ryan, e a porta-voz do condado, Rebecca Brain, se recusaram a comentar o modo de fuga do condenado.

Danilo teria sido avistado novamente por um morador na área de Chandler Road, em Pennsbury Township, na noite de ontem. Buscas na data de hoje, porém, não encontraram o homem na região.

Ontem, Robert Clark, vice-marechal supervisor dos EUA para o distrito leste da Pensilvânia, afirmou à CNN Internacional que as autoridades querem fazer Danilo se movimentar e "forçá-lo a cometer um erro" para conseguir encontrá-lo e prendê-lo. "Planejamos estressá-lo. Planejamos movê-lo. (...) Queremos que ele cometa erros — que ele já cometeu agora. Ele apareceu na frente das câmeras [de segurança] duas vezes."

A fuga de Igor Bolte permitiu o prisioneiro [Cavalcante] a identificar as fragilidades do pátio externo.
Howard Holland, diretor da prisão de Chester County, nesta quarta-feira (6)

Entenda o caso:

Danilo Cavalcante foi condenado à prisão perpétua no último dia 22 por matar a ex-namorada Deborah, na época com 34 anos, a facadas. Os dois são brasileiros, mas o crime ocorreu na cidade de Phoenixville, no estado da Pensilvânia.

O brasileiro escapou da prisão do condado de Chester na manhã de quinta-feira (31). Ele foi classificado como um homem extremamente perigoso.

Segundo a promotoria, Danilo esfaqueou a mulher até a morte na frente dos filhos dela, de 4 e 7 anos. Ele não aceitava o fim do relacionamento do casal. O assassinato ocorreu em abril de 2021.

Após o crime, Cavalcante fugiu para o estado da Virgínia, mas foi preso pela polícia local menos de duas horas após o assassinato.

Sarah Brandão, irmã de Deborah, contou ao UOL em 2021 sobre a dinâmica do que ocorreu: "Foi enquanto ela pegava as compras do supermercado no carro dela, com as crianças. Ele pegou ela pelo cabelo e a golpeou no tórax, deixando as crianças verem tudo".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90