18/08/2023 às 05h38min - Atualizada em 18/08/2023 às 05h38min

VANDALISMO: Revoltada após morte de idoso, família destrói recepção de ambulatório – VEJA VÍDEO

G1
Parentes de um idoso que faleceu no ambulatório de Lagoa da Canoa, no Agreste de Alagoas, ficaram revoltados e provocaram uma quebradeira na recepcção da unidade no fim de semana. A família alega que houve negligência da equipe médica, mas a direção da unidade de saúde afirma que foram seguidos os procedimentos adequados ao quadro do paciente.

O caso aconteceu no sábado (12), no Centro de Parto Normal e Ambulatório 24h Nossa Senhora da Conceição. Imagens de câmera de segurança mostram que Nivaldo Rodrigues dos Santos, de 67 anos, chegou ao pronto-socorro por volta das 19h45 amparado por parentes.

Depois, por volta das 20h20, uma outra câmera mostra várias pessoas vandalizando a sala de espera da unidade de saúde. Elas viram cadeiras, derrubam objetos no chão e golpeiam um bebedouro. A prefeitura de Lagoa da Canoa informou que não há valor estimado do prejuízo.

A quebradeira aconteceu depois que a família soube do falecimento de Nivaldo. Além dos danos materiais, a prefeitura informou que funcionários foram ameaçados na ocasião, inclusive a médica que fez o atendimento do paciente.

Em contato com o g1, a neta de Nivaldo, Kemilly Rodrigues, contou que ele foi ao pronto-socorro porque a sonda suprapúbica que ele usava, devido a um câncer de próstata, estava entupida.

"Ele chegou com uma dor no peito por causa da dor da sonda. Meus tios falaram que a equipe médica não ia conseguir desentupir a sonda dele e pediram para a médica liberar para levarem meu avô para Arapiraca, mas eles não liberam. Então meu avô veio a óbito", relata Kemilly.

Ela explicou ainda que a atitude de quebrar objetos no ambulatório aconteceu durante um momento de desespero. "A família pede desculpas a todos que estavam lá".

De acordo com a diretora do ambulatório, entretanto, não havia problema na sonda de Nivaldo. Ana Rodrigues afirma que o idoso já chegou ao pronto-socorro passando mal e foi rapidamente atendido, mas não respondeu às tentativas de reanimação.

"Ele teve edema agudo de pulmão e infarto agudo do miocárdio. Ele foi logo atendido, sem passar pela triagem", defende a diretora da unidade de saúde.

Ana Rodrigues explicou ainda que a transferência de Nivaldo para outra unidade de saúde, citada pelos parentes, não era possível por causa do seu quadro delicado de saúde. "Eles queriam transferir, mas não tinha condição. A médica tentou estabilizar, mas, infelizmente, ele faleceu".

A prefeitura de Lagoa da Canoa informou que registrou um boletim de ocorrência por dano ao patrimônio público.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90