16/07/2023 às 07h06min - Atualizada em 16/07/2023 às 07h06min

Mc Marcinho está na fila do transplante de coração; família pede doação de sangue

Extra
Foto: Roberto Moreyra / EXTRA
Recuperando-se da cirurgia para implante de um coração artificial, MC Marcinho aguarda agora um transplante, como confirma a assessoria de imprensa do artista. Além disso, a família do funkeiro, de 45 anos, tem pedido nas redes sociais para que fãs se mobilizem para doar sangue.

"Nosso príncipe está precisando de doação de sangue. Quem puder ajudar nessa campanha, vá aos endereços de doações. Vamos juntos nessa campanha de fé", diz o texto.

A cirurgia foi realizada na última quinta-feira, dia 13, no hospital Copa D'or, na Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com o último boletim médico, o "procedimento foi realizado sem intercorrências" e o cantor "segue estável e em recuperação".
Dono do hit "Glamurosa", MC Marcinho teve uma parada cardiorrespiratória na última segunda-feira (11). O estado do artista foi considerado grave, sendo necessário fazer hemodiálise e o uso de ECMO, um pulmão artificial.

Esta não é a primeira cirurgia cardíaca que o cantor passou este ano. Em março, MC Marcinho foi internado para trocar o marca-passo.

Coração artificial

Trata-se de um dispositivo chamado suporte mecânico circulatório extracorpóreo prolongado, que dá suporte aos dois ventrículos do coração. Em outras palavras, é uma máquina que substitui o coração.

— É um suporte temporário para usar enquanto o paciente está internado. O coração fica descansando enquanto o dispositivo supre as demandas metabólicas do organismo — explica a cardiologista e intensivista Stephanie Rizk, da equipe de transplante cardíaco e coração artificial da Rede D'Or e do Hospital Sírio Libanês.


Esse suporte pode funcionar como uma ponte para a recuperação total, para a recuperação parcial e implantação de um coração de longa permanência ou ainda para um transplante cardíaco.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90