06/07/2023 às 07h26min - Atualizada em 06/07/2023 às 07h26min

INCOERÊNCIA: Operação investiga traficantes que aterrorizavam comunidades de João Pessoa; vídeo

G1
Ação teve o apoio aéreo da Polícia Militar da Paraíba — Foto: PMPB/Divulgação
Uma operação policial foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (6), em João Pessoa, com o objetivo de cumprir 60 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara de Entorpecentes da Capital. O alvo é um grupo criminoso suspeito de burlar os objetivos do “Programa João Pessoa Sustentável”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e que oferecia aos moradores de áreas de risco a realocação para moradias oferecidas pela prefeitura ou indenização de R$ 115 mil.

Os suspeitos, então, estariam expulsando os moradores dessas áreas para receber o apoio financeiro do município no lugar de quem de fato tinha direito a ele.

A ação foi batizada de Operação Incoerência e realizada em conjunto com representantes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba e da Polícia Militar da Paraíba. Mais de 250 agentes das forças de segurança, divididos em 49 equipes, participaram dos trabalhos. Foram revistados 41 endereços e 54 suspeitos eram alvo dos mandados.

O grupo criminoso, ainda de acordo com as investigações, estava obtendo retornos financeiros de forma ilícita ao burlar o programa municipal. Ora recebendo as indenizações, ora alugado de forma ilegal as moradias entregues pela Prefeitura a título de realocação. A retirada dos moradores das áreas de risco estaria acontecendo na base do medo e da intimidação.

Além de todas as irregularidades, a suspeita é a de que o grupo criminoso era responsável também pelo tráfico de drogas nas áreas afetadas. Os mandados foram cumpridos principalmente na Comunidade Tito Silva, no bairro Miramar, na comunidade Laranjeiras e nos bairros José Américo e Funcionários III.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90