14/09/2017 às 14h17min - Atualizada em 14/09/2017 às 14h17min

Assistência Social e AEPET realizam reunião com profissionais da saúde sobre combate ao trabalho infantil

Codecom Bayeux
A Secretaria de Trabalho e Ação Social, por meio do Programa de Erradicação do trabalho Infantil- PETI, está promovendo, durante todo esse mês, reuniões com profissionais da saúde para discutir estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil.      

As reuniões fazem parte do conjunto de ações estratégicas do programa-AEPET e envolvem palestras e amostras de vídeos, com o intuito de conscientizar os profissionais sobre a importância de identificar e combater o trabalho infantil, de forma a incentivar a participação das instâncias do SUS nesses esforços.   

A primeira reunião foi realizada no último dia 06, na Unidade de Saúde Básica- USB SESI I e a segunda ocorreu ontem, na USB SESI III, nas ocasiões estiveram presentes agentes de saúde, enfermeiros, técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social -CREAS e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP. 

A coordenadora da Proteção Social Especial, Rosemar Oliveira, falou sobre a relação entre enfrentamento ao trabalho infantil e intersetorialidade: “esse enfrentamento só pode ser desenvolvido em uma ótica intersetorial, ou seja, a partir da articulação entre todas as políticas públicas e setores sociais, toda a rede de garantia de direitos deve atuar na prevenção desse problema” contou.   

Verificar se a criança estava ou não trabalhando é fundamental não apenas para diagnosticar e tratar problemas de saúde, mas também para realizar os encaminhamentos à rede de proteção.  A incidência de trabalho infantil pelos trabalhadores do SUS, deve ser registrada no Sistema de Informações de Agravo de Notificação- SINAN do Ministério da Saúde, o qual reúne dados para realização de diagnósticos que podem subsidiar políticas de enfretamento.   

 O trabalho infantil também pode ser denunciado por qualquer cidadão, através do disk 100 ou 123.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90