14/01/2017 às 09h34min - Atualizada em 14/01/2017 às 09h34min

Número de homicídios reduz 9,2% em Campina Grande

G1
Caça ao crime. As ações das Polícias Civil e Militar com o apoio da população tem surtido efeitos em Campina Grande. Apesar da onda de violência que assusta toda cidade grande, o número de homicídios caiu na cidade.  Em 2016, o número de homicídios registrados em Campina Grande,  teve uma redução de 9,2% no comparativo entre 2015 e 2016.

Em 2015, foram 151 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), enquanto em 2016 foram 137, de acordo com os dados divulgados pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil. Ainda segundo a polícia, em relação ao ano de 2014 (154 casos), o índice de homicídios em 2016 foi 11% menor.

De acordo com o delegado Antônio Lopes, “esse trabalho de redução vem tanto de ações da Polícia Civil na parte de investigação, como também da Polícia Militar, na parte preventiva. Acredito que a redução também tem se dado pelo bom índice de elucidação dos casos, que tem resultado tanto na prisão dos suspeitos seguida de condenações na justiça”, disse ele.

Ainda em relação aos dados de 2016, o delegado Antônio Lopes destacou que os números podem ainda ter alterações, pois existem casos que ocorrem na zona rural entre os municípios vizinhos a Campina Grande.  

Uma das estratégias adotadas pela Polícia Civil que tem resultado em elucidações de casos é que as equipes de investigação fazem um mapeamento nos bairros, com dados de pessoas que já foram presas, pessoas que respondem processos e familiares de criminosos, conseguindo em alguns casos encontrar relações que resultam em elucidação de crimes. “A gente tem feito trabalho específicos principalmente nos bairros maiores índices de crimes”, explicou Antônio Lopes.

Segundo o delegado, em 2015 mais de 60% dos casos de homicídios foram elucidados - isto é, crimes com autoria apontada no inquérito. A Polícia Civil ainda não concluiu o levantamento de elucidação de casos de homicídios no ano de 2016, em Campina Grande, pois ainda está com inquéritos abertos de homicídios registrados nos meses finais. Outro fator que tem ajudado a Polícia Civil a elucidar os casos de homicídios em Campina Grande é a colaboração de pessoas que denunciam e repassam informações para a polícia através do disque denúncia 197. “A população tem ajudado muito e nos trazem informações que muitas vezes levam a elucidação. A questão das câmeras também tem ajudado muito, quando as pessoas fornecem imagens de câmeras de segurança que flagram o crime ou a movimentação nas proximidades do local”, disse o delegado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90