13/04/2023 às 17h28min - Atualizada em 13/04/2023 às 17h28min

Beijo foi 'comportamento inocente de avô', diz líder tibetano no exílio

O líder dos tibetanos no exílio, Penpa Tsering, afirmou nesta quinta-feira (13) que o vídeo em que o Dalai Lama dá um selinho forçado em um menino durante um evento público e pede que ele chupe sua língua, muito criticado no mundo inteiro, foi "apenas" um "comportamento inocente e afetuoso de avô".

Ele disse que o caso foi apenas um "comportamento inocente e afetuoso de avô mal interpretado" de alguém que é "além dos prazeres sensoriais" por ter dedicado sua vida ao celibato e à prática espiritual.

O comportamento do Dalai Lama registrado no vídeo, em que ele puxa o menino para o beijo e estica a língua em sua direção, pedindo que ele a chupe, gerou diversas críticas no Ocidente.

O antecessor de Tsering, o também tibetano Lobsang Sangay, reconheceu que a atitude é "políticamente correta pela perspectiva do Ocidente".

"Se você mostrar esse vídeo para um tibetano, ele dirá: 'esse menino é tão sortudo. Ele abraçou sua Santidade, e ainda conseguiu um beijo''", declarou Sangay. "Pela perspectiva do Ocidente, eu posso entender que é politicamente incorreto".

Em um vídeo no qual defende o Dalai Lama, Sangay citou ainda o que ele chamou de "brincadeiras" feitas pelo líder espiritual.

"Ele é uma pessoa brincalhona. Puxa a barba e bigode de pessoas, e se alguém tiver cabeça grande, ele vai apontar para essa pessoa e dizer: 'cabeça grande'; se tiver um nariz grande, vai dizer: 'nariz grande, nariz grande' e depois fazer uma saudação tocando o nariz. Se você for careca, ele pode dar um tapa na careca",

"Outra história: ele estava dando uma aula na universidade Harvard. Uma funcionária estava andando ocupada. Ele então deu um tapa nas costas dela. Ela virou (...) e ele então olhou para ela e disse: 'gorda, gorda, gorda' porque ela era, você sabe, mais pesada. Ela riu, ele riu, eles se abraçaram. Ela não ficou ofendida por sua Santidade é honesto, não tem nenhuma maldade.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90