08/03/2023 às 18h01min - Atualizada em 08/03/2023 às 18h01min

RELEMBRE: Shopping em que parte do teto desabou teve explosão com mortos há 27 anos

O Globo
Parte do estacionamento do Osasco Plaza Shopping, na região metropolitana de São Paulo, desmoronou na tarde desta quarta-feira e caiu no pavimento inferior, próximo à praça de alimentação. Até o momento, não há informação sobre vítimas.

De acordo com o capitão André Elias, porta voz do Corpo de Bombeiros, o desabamento aconteceu em um corredor próximo à praça de alimentação do centro comercial. Além da queda de veículos, o acidente gerou estilhaços e rompimento de tubulação de água.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a área havia sido isolada momentos antes em função de um gotejamento. Não se sabe ainda se existem vítimas, e as imagens de câmeras de segurança serão analisadas.

Oito viaturas dos Bombeiros foram deslocadas ao local para prestar atendimento e não existe, ainda, informação sobre feridos.

Vídeos de clientes do shopping mostram o instante do desabamento:

O Osasco Plaza tem dois andares de estacionamento, um coberto, com 840 vagas e outro ao ar livre, com 360 vagas. O piso que desabou parcialmente foi o descoberto.


Hitórico de acidentes

O shopping foi inaugurado em abril de 1995 e é de propriedade da B7 Participações. O mesmo empreendimento registrou uma explosão em 11 junho de 1996, véspera do Dia dos Namorados.

À época, concluiu-se que um vazamento de gás no subsolo do edifício causou o acidente, que deixou 42 mortos e 472 feridos. Em 1999, a Justiça de São Paulo condenou cinco pessoas pela explosão, entre elas um dos proprietários e um administrador. Em fevereiro de 2005, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) absolveu o administrador e o proprietário.

Anos depois, em 2004, o mesmo empreendimento teve um desabamento de parte de uma parede. Na ocasião, não houve feridos. Hoje, o shopping recebe mensalmente cerca de 3 milhões de visitas, de acordo com a página oficial do shopping, e tem 48 mil metros de área construída.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90