25/08/2017 às 08h47min - Atualizada em 25/08/2017 às 08h47min

Golpe no WhatsApp atinge 500 mil pessoas com promessa de reviver o Orkut

Notícias ao Minuto
O brasileiro ainda não superou o fim do Orkut. Tanto que um golpe que promete liberar o acesso ao antigo perfil na rede social, que está sendo enviado pelo WhatsApp, atingiu a marca de 500 mil vítimas em apenas uma semana.

O golpe, que começou a circular no mensageiro no dia 18 deste mês, consiste em uma corrente falsa, que promete recuperar as fotos do "falecido" Orkut e publicá-las no Facebook.

Ao acessar o link da mensagem, o usuário responde um questionário e é solicitado que ele compartilhe a página com 10 amigos via WhatsApp. Feito isto, ele é direcionado para uma página que induz o registro em um canal do YouTube.

O site Olhar Digital explica que o golpe pode até trazer prejuízos financeiros, além do roubo de informações sigilosas. Isso porque o usuário pode ter um número telefônico cadastrado em serviços pagos de SMS, que debitam dinheiro dos seus créditos. Além disso, a vítima é coagida a instalar aplicativos maliciosos no celular, que exibem anúncios e roubam dados sensíveis, como o número de cartão e a senha do banco.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90