24/08/2017 às 20h23min - Atualizada em 24/08/2017 às 20h23min

Câmara de JP fecha parceira com ITS Rio para realizar a primeira ‘Virada Legislativa’

Secom/CMJP
Foto: Divulgação
João Pessoa vai sediar a primeira Virada Legislativa do país. A notícia foi dada pelo presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Marcos Vinícius (PSDB), que na companhia dos parlamentares Dinho (PMN) e Bispo José Luíz (PRB), e do secretário de Comunicação da Câmara, Janildo Silva, se reuniu na tarde desta quinta-feira (24) com o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), Ronaldo Lemos, e parte de sua equipe, como o coordenador de projetos do instituto, Marco Konotacki, e pesquisadora em comunicação, Débora Albu. Professor do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), Carlos Eduardo Batista, também participou da reunião.

Lemos apresentou o projeto da ‘Virada’ como uma iniciativa que dialoga diretamente com o aplicativo Mudamos, desenvolvido pelo ITS Rio a partir de conversas entre ele e o jurista Marlon Reis. A ideia é que, durante um dia, vereadores e assessores se encontrem com a população para, juntos, construírem iniciativas que poderão se tornar Projetos de Lei de iniciativa popular, e para isso poderão apresentá-las através do app Mudamos.
“Em maio, a Câmara de Vereadores de João Pessoa adotou o Mudamos e agora, com a ‘Virada Legislativa’, poderemos chegar ainda mais perto da população, fazer valer, em sua plenitude, a democracia direta”, comentou Marcos Vinícius.

A Virada Legislativa deverá acontecer em outubro, em data e local a serem confirmados. No próximo dia 4 de setembro, uma equipe do ITS Rio desembarca na capital paraibana para a primeira grande reunião com os vereadores pessoenses sobre o projeto.

“Smart Cities”

Um dos maiores especialistas em tecnologia do país, Ronaldo Lemos também virá a João Pessoa, em uma outra data ainda não definida, para apresentar aqui sua renomada palestra sobre as ‘Smart Cities’, expressão em inglês que designa as chamadas “cidades inteligentes”.

A conversa gira em torno em como as cidades, cada vez mais, ficarão conectadas e passarão a utilizar a internet nas mais diversas atividades do dia-a-dia, tanto na esfera privada, quanto pública, e como os cidadãos devem se inserir nessa tecnologia para que sejam construídas cidades cada vez melhores.

A visita ao ITS Rio foi o segundo compromisso da comitiva de parlamentares pessoenses na capital carioca. Mais cedo, o grupo esteve reunido com o prefeito Marcelo Crivella. Nos dois dias anteriores, os parlamentares também estiveram com João Dória e Geraldo Alckmin, e na Câmara e na Assembleia Legislativa de São Paulo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90