30/12/2022 às 09h09min - Atualizada em 30/12/2022 às 09h09min

Brasil se despede de Pelé com luto oficial e velório aberto. Confira

Metrópoles
Foto: Netflix
Amor, amor e amor, para sempre. Assim se despediu o perfil oficial de Pelé, maior jogador de futebol de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento recebeu em vida o título de Rei e terá velório à altura, que começará na segunda-feira (2/1) e durará até as 10h de terça-feira (3/1), quando será enterrado.

Pelé morreu aos 82 anos, na tarde de quinta-feira (29/12). Ele ficou exatamente um mês internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com a unidade de saúde, o Rei do Futebol morreu “às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”.

Homenagens foram feitas em todo o mundo, por autoridades, artistas, jogadores, jornais e gente comum. O Brasil terá luto oficial de três dias.

O velório de Pelé, confirmado pelo Santos, começa às 10h da próxima segunda (2/1), na Vila Belmiro. A cerimônia será aberta ao público e seguirá até as 10h de terça (3/1). Logo após, um cortejo sairá do local e passará em frente à casa de Celeste Arantes, mãe de Pelé.

O caixão será posicionado no centro do gramado da Vila Belmiro, para que haja muito espaço a todos que quiserem prestar as últimas homenagens ao Rei do Futebol.

Os torcedores que quiserem se despedir do Rei Pelé terão de entrar pelos portões 2 e 3, com saída pelos 7 e 8. Autoridades terão acesso pelo portão 10.

O enterro

Edson Arantes do Nascimento será enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral de São Paulo. Uma escolha feita ainda em 2003. “Escolhi por sua organização, limpeza e estrutura. É um local que transmite paz espiritual e tranquilidade, onde a pessoa não se sente deprimida, sequer parece com um cemitério”, explicou Pelé, à época.

Atenção ao nome colocado no início do parágrafo anterior. Foi o próprio Pelé quem falou sobre a pessoa que seria enterrada.

“Não tenho medo algum da morte. Isso, como já falei, ainda vai demorar muito para acontecer comigo. E tem outra coisa: o Pelé não vai ser sepultado na Memorial. Ele é imortal, eterno. Quem vai ser é o Edson”, completou o ex-jogador, quando tinha 62 anos.

Pelé ficará no nono andar do memorial, em outra escolha consciente do Rei: é uma homenagem ao pai, João Ramos do Nascimento, que usava a camisa de número nove nos tempos de jogador. Mais ainda: tem uma vista privilegiada para o Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, estádio do Santos, onde Edson Arantes fez história.

“Ele era centroavante e usava a camisa nove. Por isso, escolhi o andar com este número e que dá para ver o estádio. Com certeza, ele iria aprovar a ideia”, comentou Pelé.

O cemitério vertical, localizado no bairro do Marapé, está desde 1991 no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o mais alto do mundo.

Carreira

O Rei defendeu apenas dois clubes em toda a sua carreira no futebol: Santos e Cosmos FC. Mas o maior jogador de futebol de todos os tempos vestiu a camisa do time paulista em grande parte de sua história. Além, é claro, da Seleção Brasileira. Pelé venceu três Copas do Mundo com a camisa 10: em 1958, 1962 e 1970.

Com o Santos, o Rei conquistou inúmeros títulos, como o bi da Libertadores da América, Campeonato Paulista e Mundial Interclubes em duas oportunidades.

Ao todo, o Rei marcou 1.283 gols em sua carreira e é o maior artilheiro da história do futebol mundial.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90