11/10/2022 às 09h10min - Atualizada em 11/10/2022 às 09h10min

AL: STJ afasta governador e PF apura rachadinha na Assembleia Legislativa

O Tempo
A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (11) mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa e no Palácio do governo estadual, em operação que investiga suposto esquema de rachadinha. 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento do governador, Paulo Dantas (MDB), por 180 dias. A ministra do caso é Laurita Vaz. Ela emitiu 31 mandados de busca e apreensão, que incluem endereços ligados ao governador.

Apoiado pela família Calheiros, Paulo Dantas (MDB) tenta a reeleição contra aliados de Arthur Lira (PP) - Foto: Divulgação/Twitter

Apoiado pela família Calheiros, Paulo Dantas (MDB) tenta a reeleição contra aliados de Arthur Lira (PP) - Foto: Divulgação/Twitter


Os pedidos ao STJ partiram da PF, para apurar denúncias de supostos crimes cometidos por Dantas quando ele era deputado estadual. Ele é acusado de usar funcionários fantasmas em seu gabinete para embolsar dinheiro público que deveria ir para o pagamento de salários.

Dantas virou governador em maio deste ano, para um mandato tampão, após Renan Filho (MDB) deixar o cargo para disputar uma vaga ao Senado. 

Aliado do senador Renan Calheiros (MDB), pai de Renan Filho, Dantas tenta a reeleição em segundo turno. Ele recebeu 46,64% dos votos válidos, enquanto seu adversário, Rodrigo Cunha (União), teve 26,74% no primeiro turno.

Cunha conta com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), reeleito em 2 de outubro e um dos mais fortes aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) no cenário nacional.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90