22/09/2022 às 09h01min - Atualizada em 22/09/2022 às 09h01min

Pesquisa Ipec vai trazer cenários com a disputa em um eventual 2º turno na Paraíba

A 2º pesquisa Ipec, contratada pela TV Cabo Branco, vai trazer os cenários da disputa de um eventual segundo turno na Paraíba. A sondagem será divulgada nesta quinta-feira (22), no JPB2, o telejornal de maior audiência do estado.

O Ipec vai trazer as intenções de voto dos paraibanos com uma segunda etapa entre os candidatos que apareceram com mais de dois dígitos na primeira pesquisa.

De acordo com o último resultado, João Azevêdo (com 32%) está isolado na dianteira; Pedro Cunha Lima (16%), Nilvan Ferreira (15%) e Veneziano Vital do Rêgo (14%) estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Entre os cenários previstos estão João Azevêdo x Pedro Cunha Lima, João Azevêdo x Nilvan Ferreira, João Azevêdo x Veneziano. E ainda, Pedro x Nilvan, Pedro x Veneziano e Nilvan x Veneziano.

A informações  sobre a pesquisa do Ipec, com PDF do questionário, estão disponíveis para qualquer cidadão no site do Tribunal Superior Eleitoral, no link sobre pesquisas eleitorais registradas.

Entre as respostas que a sondagem vai trazer tem ainda as intenções de voto para governo no 1º turno para governo, para Senado, a rejeição dos candidatos ao executivo, a aprovação do governo estadual, do governo federal, intenção de votos para presidente na Paraíba, além de informações sobre as intenções por sexo, faixa etária, escolaridade.

Sem dúvida, os números devem balizar as decisões das equipes de campanha nessa reta final. A eleição é no próximo dia 02 de outubro.

A divulgação dos resultados será feita na TVCB e nos outros veículos da Rede Paraíba de Comunicação, como TV Paraíba, Jornal da Paraíba,  CBN e g1 Paraíba.

De acordo com informações registradas no TRE, a representação do eleitorado da pesquisa é construída em três estágios: 1. sorteio probabilístico dos municípios, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o eleitorado como base para tal seleção; 2- sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para tal seleção.

No terceiro e último estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes, segundo o Ipec, são selecionados através de quotas amostrais proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: “GENERO: Masculino (47%), Feminino (53%); IDADE: 16-24 (masculino) 19% (feminino) 17%; 25-34 (masculino) 21% (feminino) 20%; 35-44 (masculino) 20% (feminino) 20%; 45-59 (masculino) 26% (feminino) 25%; 60 e+ (masculino) 14% (feminino) 17%; INSTRUÇÃO: Até Ensino Médio (masculino) 84% (feminino) 78%; Ensino Superior (masculino) 16% (feminino) 22%; NÍVEL ECONÔMICO: Economicamente ativo (masculino) 57% (feminino) 37%; Não Economicamente ativo (masculino) 43% (feminino) 63%”.

Blog Conversa Política  - Jornal da PB


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90