14/09/2022 às 09h35min - Atualizada em 14/09/2022 às 09h35min

Rejeição a Lula vai a 41% e taxa de Bolsonaro é 50%

Pesquisa PoderData realizada de 11 a 13 de setembro mostra que o percentual de eleitores que rejeitam votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 1º turno das eleições subiu 5 pontos percentuais desde o final de agosto. Agora, 41% dizem não dar seu voto “de jeito nenhum” ao petista.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue mais rejeitado do que Lula –50% dos eleitores negam a possibilidade de votar nele. A taxa registra estabilidade desde a rodada de 13 a 15 de março.

O levantamento do PoderData foi realizado pouco depois do bicentenário da Independência, em 7 de setembro, quando foram realizados atos favoráveis ao presidente em várias cidades, e captou eventuais variações na opinião pública a partir das manifestações.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 11 a 13 de setembro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 298 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-02955/2022. 

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

O PoderData também questionou os entrevistados sobre em quem pretendem votar na eleição presidencial. 

O presidente vem registrando movimento de alta gradual na taxa dos que o consideram como única opção de voto nas eleições presidenciais. No início de junho, tinha 31%. Agora, marca 37%. 

Lula segue à frente nesse quesito, com 42%. Vem registrando estabilidade. O petista já teve 45% de eleitores o considerando como “único em quem votariam” na rodada de 3 a 5 de julho. 

Na soma de votos em potencial (“único em quem votaria” + “poderia votar”), Lula tem 56%, mesmo percentual registrado na semana anterior. Bolsonaro marca 44% –oscilação dentro da margem de erro na comparação com 7 dias antes. 

A manutenção dos percentuais aponta para uma rigidez na capacidade dos 2 principais candidatos em expandir seu horizonte de votos a menos de 3 semanas das eleições. A questão é crucial para definir se haverá ou não um 2º turno.

Hoje, o cenário geral da pesquisa no 1º turno mostra Lula com 43% dos votos e Bolsonaro, com 37%. Em votos válidos, o petista tem 45%, ante 39% do atual chefe do Executivo. 

A campanha lulista tenta atrair o voto útil dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que marcaram 8% e 5% das intenções. A reversão dessas preferências em prol de Lula pode ser decisiva para dar ao ex-presidente um 3º mandato no Palácio do Planalto. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90