08/09/2022 às 14h42min - Atualizada em 08/09/2022 às 14h42min

Conheça a Operação London Bridge, plano para a morte da rainha Elizabeth II

Plano tem série de protocolos, anúncios e medidas a serem tomados em caso de morte de Elizabeth II, inclusive com determinações feitas pela própria monarca

O Tempo
Palácio de Buckingham tem protocolos prontos em caso de morte da rainha — Foto: AFP/Arquivo
Os britânicos já têm um plano para protocolos, anúncios e medidas a serem tomados em caso de morte da rainha Elizabeth II, inclusive com determinações feitas pela própria monarca que teve o estado de saúde agravado nesta quinta-feira. Com a situação, os familiares estão a caminho do castelo escocês de Balmoral. 

Batizado de “Operação London Bridge”, já foi amplamente abordado pela imprensa inglesa, principalmente após 2019.  Há detalhes, inclusive, do funeral. Segundo a imprensa britânica, na operação, o secretário particular da rainha será o primeiro funcionário a ser informado, após a equipe médica e familiares próximos, incluindo o herdeiro do trono, o príncipe Charles.

O secretário entrará em contato com o chefe de governo, hoje, a recém empossada primeira-ministra Liz Truss, que será acordada, caso a morte aconteça de madrugada. Já os funcionários do primeiro escalão serão informados por meio de uma linha interna segura, com a mensagem “London Bridge fell” (Ponte de Londres caiu). 

O Centro de Resposta Global do Ministério das Relações Exteriores, que fica em um lugar secreto de Londres, vai dar a notícia aos 15 governos dos países onde Elizabeth II é chefe de Estado, assim como a outros Estados da Commonwealth (Comunidade das Nações). 

Espera-se que a população receba a informação rapidamente, já que ela será divulgada na prioridade ‘flash informativo’ à agência britânica Press Association e ao restante da imprensa simultaneamente, segundo o artigo publicado pelo Guardian há cerca de três anos. A matéria lembra que quando o rei George VI - pai de Elizabeth II - morreu, às 7h30 do dia 6 de fevereiro de 1952, a BBC comunicou o acontecimento quase quatro horas depois. 


Segundo consta na Operação London Bridge, um funcionário vestido de luto irá ao Palácio de Buckingham para colocar na porta da residência real uma nota oficial sobre o falecimento da soberana. Conforme a London Bridge, os apresentadores dos noticiários vestirão roupas pretas e a programação será suspensa, já que todas as emissoras darão detalhes do ocorrido. 

O Parlamento será convocado em caráter especial, fará vários dias de luto e o príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, será proclamado rei no dia seguinte à morte, às 11h locais. A Operação London Bridge tem mais detalhes das medidas e protocolos do funeral, bem como os dias que se seguem após as cerimônias oficiais, incluindo diretrizes a serem tomada pelo príncipe herdeiro. A formatação da operação foi feita há décadas e é atualizada anualmente. Mais detalhes, no entanto, não foram divulgados pelos tabloides britânicos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90