31/05/2022 às 14h49min - Atualizada em 31/05/2022 às 14h49min

Litoral da Paraíba em alerta vermelho de chuvas com risco de alagamentos e deslizamentos, diz Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas para cidades paraibanas nesta terça-feira (31), sendo um deles um alerta vermelho, válido até as 15h desta terça para dez cidades do Litoral paraibano. Um alerta laranja também foi emitido, começando a valer às 10h desta terça e seguindo até as 10h desta quarta-feira (1º) para 81 municípios. Outro alerta, de cor amarela de perigo potencial de chuvas intensas, foi emitido para 156 cidades paraibanas até as 10h desta quarta.

Para as cidades que estão sob o alerta vermelho, há previsão de precipitações superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Existe grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.

Para as cidades sob alerta laranja de acumulado de chuva, há previsão de precipitações entre 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia. Existe risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Para as cidades sob alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, há previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Defesa Civil orienta que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo, observem alteração nas encostas e desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

JP Online


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90