05/03/2022 às 09h27min - Atualizada em 05/03/2022 às 09h27min

Rússia declara cessar-fogo parcial para abrir corredores humanitários

Refugiados cruzam a fronteira da Ucrânia com a Polônia Foto: KACPER PEMPEL / REUTERS
Um cessar-fogo parcial das forças russas em torno da cidade ucraniana de Mariupol permitirá que civis deixem a cidade durante um período de cinco horas a partir da manhã deste sábado.

Segundo a agência de notícias russa RIA, os civis poderão deixar Mariupol entre meio-dia e 17h - horário de Moscou (das 09h às 14h horário de Brasília). Além disso, suprimentos e medicamentos poderão chegar à cidade durante esse período de cinco horas.

O prefeito de Mariupol disse que um cessar-fogo permitirá que o trabalho seja feito para restaurar a infraestrutura destruída pelos bombardeios. A Rússia informou ainda que suas tropas que cercaram a cidade portuária do Mar de Azov, no sul da Ucrânia, parariam de atirar e permitiriam a passagem de civis.

Em um comunicado, o conselho da cidade de Mariupol afirmou que os civis poderão seguir em direção à cidade de Zaporizhzhia e poderão usar rotas de ônibus especialmente organizadas, bem como seus próprios carros.

O conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, Anton Herashchenko, disse neste sábado que devem ser feitos outros acordos com a Rússia sobre o estabelecimento de corredores humanitários para evacuar civis das comunidades da linha de frente.

"Definitivamente haverá mais acordos como este para todos os outros territórios", disse ele, se referindo a um plano de evacuação existente para a cidade portuária ucraniana sitiada de Mariupol.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90