11/02/2022 às 17h16min - Atualizada em 11/02/2022 às 17h16min

"BARRIGADA": Morte de jovem em João Pessoa não tem relação com vacina contra Covid-19

Folha Piaui
Foto: Reprodução/Lupa
Circula nas redes sociais um trecho de uma  reportagem do programa Rota da Notícia, da TV Arapuan, que relata a morte de um adolescente de 15 anos em João Pessoa, na Paraíba. O repórter afirma que o menino teria tomado a vacina contra a Covid-19 e, no dia seguinte, já teria começado a passar mal. O vídeo ainda conta com o depoimento dos familiares do adolescente, que relatam supostos eventos adversos que ele teria apresentado após ser imunizado. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Criança morre em João Pessoa após tomar v@c!n^! Assistam a reportagem!”

Legenda de vídeo que, até às 11h do dia 11 de fevereiro, havia sido compartilhado por 10 mil pessoas no Facebook

A informação analisada pela Lupa é falsa. A vacina contra a Covid-19 não foi a responsável pela morte de um adolescente de 15 anos em João Pessoa. O caso relatado na reportagem aconteceu em outubro de 2021, quando um jovem morreu após ser imunizado. Contudo, o óbito não está relacionado a um evento adverso da vacina, conforme mostrou investigação feita pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e pelo Ministério da Saúde.

No dia 27 de outubro, uma nota técnica da Secretaria da Saúde do estado informou que um adolescente de 15 anos de João Pessoa teria passado mal e morrido após tomar a vacina da Pfizer. O Hospital Arlinda Marques notificou o caso, já que o óbito poderia estar relacionado ao imunizante. Contudo, para se chegar a uma conclusão, foi necessário investigar a morte do jovem.

Para realizar essa apuração, as autoridades de saúde recolhem informações como prontuários médicos, laudos de exames laboratoriais, relatórios de evolução de todos os serviços em que o paciente deu entrada para atendimento, entre outros documentos. A nota divulgada pela Secretaria da Saúde indicou que, até aquele momento, não era possível concluir a causa do óbito e que as conclusões do caso seriam divulgadas posteriormente, após avaliação das autoridades. 

Naquela época, o caso repercutiu e foi assunto de uma reportagem do programa Rota da Notícia, da TV Arapuan, divulgada no dia 29 de outubro. A versão original é mais longa e o apresentador ressalta que a Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba ainda estava investigando o caso. A parte contendo essa informação foi contada no vídeo que circula atualmente pelas redes. 

Procurada, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba comunicou que a investigação foi concluída no início de 2022 e indicou que o adolescente tinha uma doença cardiológica congênita, que causou sua morte. Ou seja, não houve relação com a vacina. Segundo a pasta, o Ministério da Saúde descartou a causa da morte como um evento adverso da vacinação. “Até o momento, não há nenhuma outra notificação sobre efeito adverso grave por causa da vacina”, disse a secretária. Por telefone, o Ministério da Saúde disse que a investigação sobre o caso foi concluída e que todas as informações obtidas estão com a secretaria do estado.

Essa informação também foi analisada pelo Comprova.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90