04/02/2022 às 10h29min - Atualizada em 04/02/2022 às 10h29min

Globo recebe denúncia de racismo nos bastidores da novela das 18h

O departamento de compliance da TV Globo recebeu uma denúncia de racismo praticado durante as gravações da novela de época “Nos Tempos do Imperador“, trama de Tereza Falcão e Alessandro Marzon que chega ao fim nesta sexta-feira, 04 de fevereiro.

De acordo com a denúncia, revelada pela colunista Monica Bergamo, artistas negros da novela teriam sofrido diferença de tratamento no ambiente de trabalho em relação ao elenco formado por atores brancos.

Em resposta, a Globo diz que mantém um código de ética que proíbe qualquer forma de preconceito no ambiente de trabalho sob pena de desligamento da empresa, mas afirmou que não comenta questões relacionadas a investigações do compliance, setor que controla de cumprimento de normas, regulamentos, políticas e diretrizes.

“Temos também uma ouvidoria para receber quaisquer relatos de violação ao código. Todos são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento, e as medidas necessárias são adotadas, com garantia de absoluto sigilo aos denunciantes e colaboradores sobre as apurações”, diz a Globo.

“Nos Tempos do Imperador” não teve uma boa trajetória. A novela já foi criticada por “romantizar a escravidão” e apresentar erros factuais sobre o período retratado, o Brasil Império.

Alguns consultores foram convocados durante as gravações a fim de evitar casos de racismo reverso, como um que chegou a ser exibido no começo da história. Logo no primeiro capítulo, um grupo de negros escravizados identificados como Males invade uma fazenda para libertar seus pares. Na cena, homens e mulheres são dizimados pelos capitães do mato e seus capatazes. Uma mulher negra é baleada na frente do filho, golpes de capoeira são interrompidos por facada.

Em outra cena, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes) é recebida por negros sorridentes na lavoura ao visitar um bebê recém-nascido. Tereza Falcão chegou a pedir desculpas, diante da repercussão na web.

A novela “Nos Tempos do Imperador” chega ao fim nesta sexta-feira, 04 de fevereiro, sem despertar o interesse do grande público. A história protagonizada por Selton Mello totaliza uma média de 16,8 pontos de audiência, o pior desempenho de uma novela das 18h. O recorde negativo até então era de “Boogie Oogie” (2014), que registrou média de 17,4 pontos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90