26/11/2021 às 12h02min - Atualizada em 26/11/2021 às 12h02min

Nova variante de Covid derruba bolsas e petróleo

Em mais um dia de menor liquidez, com as bolsas nos Estados Unidos com horário reduzido, funcionando até as 15h, e uma agenda sem indicadores relevantes, seja aqui no Brasil ou lá fora, todas as atenções se voltam à nova variante da Covid-19.

No exterior, as bolsas têm queda generalizada, após África do Sul anunciar variante de Covid com mais de 30 mutações, derrubando junto os preços do petróleo no mercado internacional. O ETF iShares MSCI Brasil recuava 3,72%.

Por aqui, os olhos dos investidores seguem na tramitação da PEC dos Precatórios, prevista para seguir sua tramitação na CCJ do Senado na próxima terça-feira, mas sem destino certo, sobretudo no Plenário.

Na quinta-feira, autoridades da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertaram sobre a nova variante de Covid-19 encontrada na África do Sul. A OMS convocou uma reunião especial para hoje para aprofundar o estudo da variante, que foi detectada em pequenos números na África do Sul.

Segundo Sajid Javid, secretário de estado do Reino Unido para saúde e assistência social, “mais dados são necessários”, mas serão proibidos, temporariamente, voos originários de seis países africanos.

No mais, cientistas da África do Sul estudam a nova variante com o receio de que seja criada uma quarta onda da pandemia, que possa se espalhar para outras nações.

A nova variante, chamada B.1.1529, mostra um número grande e atípico de mutações e é “claramente muito diferente” das versões anteriores, disse Túlio de Oliveira, professor de duas universidades sul-africanas.

“É uma variante de mutações de grande preocupação”, disse o ministro da Saúde da África do Sul, Joe Phaahla, durante coletiva. “Tínhamos esperança de um intervalo mais longo entre as ondas, que possivelmente duraria até o fim de dezembro ou até mesmo janeiro do próximo ano.”

A África do Sul começa a registrar um novo aumento do número de casos de Covid-19, particularmente na província mais populosa de Gauteng. Foram 2.465 infecções identificadas na quinta-feira, contra menos de 900 dois dias antes, com a taxa de positividade – ou a proporção entre casos e testes – subindo para 6,5%.

No Brasil, a média móvel de mortes por Covid em 7 dias no Brasil ficou em 217, queda de 17% em comparação com o patamar de 14 dias antes, segundo informações do consórcio de veículos de imprensa, às 20h. Em apenas um dia, foram registradas 281 mortes.

A média móvel de novos casos em sete dias foi de 9.450, o que representa queda de 17% em relação ao patamar de 14 dias antes. Em apenas um dia foram registrados 12.191 casos.

Chegou a 158.447.349 o número de pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid no Brasil, o equivalente a 74,28% da população.

A segunda dose ou a vacina de dose única foi aplicada em 131.649.449 pessoas, ou 61,72% da população. A dose de reforço foi aplicada em 15.281.968 pessoas, ou 7,16% da população.

Na quinta, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou que é contra cobrar o certificado de vacinação contra a Covid de viajantes estrangeiros que desejam entrar no Brasil .

“Não precisa. Ela não impede a transmissão da doença”, afirmou Torres, que é responsável ao lado de Marcelo Queiroga (Saúde) e Ciro Nogueira (Casa Civil) pelo controle das fronteiras no Brasil durante a pandemia. Torres afirmou, no entanto, que “não tem nada decidido ainda”.

Assim, Torres contraria a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que se exigisse o passaporte de vacinação para quem cruza a fronteira do Brasil.

Os índices futuros dos Estados Unidos recuam nesta sexta pela manhã, na volta do feriado do Dia de Ação de Graças. Investidores se preparam para um dia mais curto de operações, em meio a temores sobre uma nova variante de Covid encontrada na África do Sul com mais de 30 mutações.

O rendimento de títulos do Tesouro americano teve quedas. O rendimento da nota do Tesouro com vencimento em dez anos recuou a 1,5380% depois de ter avançado a 1,65%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90