18/11/2021 às 13h03min - Atualizada em 18/11/2021 às 13h03min

Honda WR-V vai sair de linha em dezembro

A Honda está realizando o que deve ser a maior atualização de produtos no Brasil desde que começou a produzir veículos no país, mais de 20 anos atrás. Até agora, a marca japonesa anunciou que Fit e Civic deixarão de ser produzidos até o final do ano, e que uma nova família City, composta por sedã e o inédito hatch, chegará ao mercado ainda em 2021.

Com tantas novidades, outro modelo acabou deixado de lado na apresentação da Honda, levantando dúvidas sobre seu futuro: é o WR-V. O crossover é derivado do Fit, com quem compartilha a plataforma, conjunto mecânico e boa parte das peças – visíveis ou não.

Considerando que o Fit está saindo de linha, entre outras razões, porque seu motor 1.5 não atende às novas normas de emissões que entram em vigor em 1º de janeiro de 2022, é possível projetar que o mesmo deve acontecer com o WR-V, também 1.5.

Nesse cenário, haveria uma outra possibilidade: o WR-V receber o novo motor 1.5 com injeção direta que vai equipar o City. Porém, Autoesporte apurou que a Honda não fará esse movimento, já que o volume de vendas do crossover não justifica os custos de desenvolvimento e aplicação.

Produção acaba em dezembro

Outra fonte ouvida por nós afirmou que a produção será encerrada até dezembro, e que o estoque será vendido nos meses seguintes. Vendedores de algumas concessionárias dão o fim do WR-V como certo, apesar de a fabricante ainda não ter enviado um documento oficializando a decisão.

No ano, as vendas do WR-V jamais alcançaram patamares acima de 1.200 unidades mensais. Em outubro, foram menos de 800 exemplares emplacados. Na primeira quinzena de novembro, menos da metade desse volume foi registrado. Assim, no acumulado, o Honda aparece com menos de 9 mil veículos comercializados.

Em contrapartida, os rivais têm se saído melhor. O Volkswagen Nivus já passa de 34 mil unidades vendidas, e o Caoa Chery Tiggo 3X, lançado em maio, vendeu mais do que o WR-V nos últimos 2 meses – e tem repetido o feito em novembro.

Procurada, a Honda afirmou que, “por ora, continua produzindo o WR-V, e que não comenta estratégias futuras”.

Possível sucessor

Quase ao mesmo tempo que surgiram os rumores sobre o fim do WR-V, a Honda apresentou o conceito SUV RS Concept no Salão Internacional da Indonésia. O que isso tem a ver com o Brasil?

Simples. O RS Concept, que deve se chamar ZR-V na versão final, é compacto, e tem proposta aventureira - tal qual o WR-V. Considerando ele vá compartilhar a plataforma do novo City, quando for lançado, a vinda ao Brasil se torna mais provável.

Assim, a sucessão do WR-V pode estar garantida. Mas só daqui alguns anos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90