23/10/2021 às 09h09min - Atualizada em 23/10/2021 às 09h09min

Guarda Civil Metropolitana de JP prende suspeito de furtos em cemitério

O trabalho ostensivo que vem sendo realizado pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), por meio da Guarda Civil Metropolitana, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), nos cinco cemitérios públicos de João Pessoa, já resultou na prisão de um suspeito de furtar objetos de bronze e promover ações de vandalismo nesses espaços públicos. O flagrante ocorreu na noite desta sexta-feira (22), no Cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro.

O suspeito tem 30 anos e foi preso pela equipe de Policiamento Preventivo da Guarda Civil Metropolitana, que apreendeu com ele diversos objetos de inox e bronze dos túmulos. De acordo com o diretor operacional da Guarda, Sandro Alex, o homem faz parte de uma quadrilha especializada em furtos a cemitérios. “Esta prisão é de extrema importância para a nossa equipe de inteligência que investiga esses furtos, visto que este suspeito faz parte de uma quadrilha especializada neste tipo de crime patrimonial”, explicou.

O homem foi encaminhado para a Central de Polícia, no bairro do Geisel. O secretário de Segurança do município, João Almeida, ressaltou a importância da colaboração da população, que fez a denúncia através do Disque 153. “É isso que nós da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa esperamos, cidadãos dispostos a ajudar. Esta prisão foi possível porque temos uma equipe preparada e também porque tivemos a colaboração de um morador que suspeitou da movimentação no cemitério e acionou nossa equipe através do 153”, ressaltou.

Vigilância ostensiva- Para garantir a integridade do patrimônio público, a Sedurb e a Semusb vêm intensificando a vigilância ostensiva nos cemitérios, como forma de combater a atuação de vândalos e criminosos. Para tanto, encaminhou ofícios as Polícias Civil e Militar, que estão contribuindo com esse trabalho, investigando, inclusive, esses delitos.

Segundo a Sedurb, os cemitérios públicos de João pessoa estão há quase oito anos sem contrato com empresa de vigilância que fazia o serviço de segurança. Porém, já existe o planejamento da atual gestão para implantar um sistema de monitoramento, que depende de processo de licitação.

Zeladoria – Desde o início do ano, equipes da Sedurb vêm realizando diversas melhorias nos cemitérios, como recuperação da central de velórios gratuita, pintura, capinagem, distribuição de equipamentos de proteção individual para os coveiros, reforma da administração, informatização do sistema de óbitos, entre outras ações.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90