19/10/2021 às 12h12min - Atualizada em 19/10/2021 às 12h12min

Setor de serviços da Paraíba mantém crescimento pelo 5º mês seguido, aponta IBGE

O setor de serviços manteve crescimento pelo quinto mês seguido na Paraíba. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que em agosto o indicador paraibano registrou crescimento de 0,9% sobre julho. A Paraíba registrou alta mais elevada que ovolume de serviços prestados no Brasil, o qual avançou 0,5% em agosto.

Em julho, 16 das 27 unidades da federação tiveram crescimento no volume de serviços, na comparação com o mês anterior. Na comparação com agosto de 2020, o volume de serviços expandiu 16,7%, enquanto no acumulado de janeiro a agosto, o indicador apresentou crescimento de 11,5% sobre o mesmo período do ano passado.

Setores que puxaram – Segundo o IBGE, quatro das cinco atividades de serviços tiveram alta de julho para agosto: informação e comunicação (1,2%), transportes (1,1%), serviços prestados às famílias (4,1%) e outros serviços (1,5%). A única queda veio dos serviços profissionais, administrativos e complementares, que recuaram 0,4% no período.

Segundo o IBGE, a recuperação do setor tem sido impulsionada pela redução das perdas dos serviços de caráter mais presencial em função do avanço da vacinação e aumento da mobilidade da população.

“O setor de serviços mantém sua trajetória de recuperação em agosto, sobretudo nos serviços considerados não presenciais, mas também nos presenciais, com o avanço da vacinação e o aumento da mobilidade das pessoas. Desde junho do ano passado, o setor acumula 14 taxas positivas e somente uma negativa, registrada em março, quando algumas atividades consideradas não essenciais foram fechadas em meio ao avanço da segunda onda do coronavírus”, destacou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Embora seja a quinta taxa positiva consecutiva, a magnitude de crescimento desacelerou pelo quarto mês seguido. Segundo o gerente da pesquisa, “isso ocorre em função da base de comparação alta que foi construída a partir de junho do ano passado” depois das grandes perdas que o setor sofreu nos primeiros meses de pandemia.

O que é a PMS? – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação..

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90