17/10/2021 às 18h21min - Atualizada em 17/10/2021 às 18h21min

Prefeitura de João Pessoa promove desfile de lançamento da nova coleção das Sereias da Penha

O desfile de lançamento da nova coleção das Sereias da Penha já tem data definida. O evento será realizado no dia 11 de novembro e conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). A Prefeitura tem auxiliado as artesãs no cenário atual de retomada da economia.

As Sereias transformam escamas e couro de peixes nativos da região em roupas, artigos para decoração, arranjos, colares, pulseiras, brincos e outros acessórios. E foi essa arte de transformar material que seria descartado em verdadeiras obras primas que fez com que o trabalho delas fosse reconhecido nacionalmente, no maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week.

Com a pandemia, as artesãs acabaram perdendo sua sede de trabalho e enfrentaram problemas com a aquisição de material, ocasionada pela baixa procura pelos produtos. Desde então, a Sedurb vem dando suporte à categoria, proporcionando novos espaços de comercialização, como a Feira Móvel do Produtor, elaborando capacitações e viabilizando uma linha de microcrédito para aquisição de material e conclusão da reforma da galeria, em parceria com o Governo do Estado, por meio do programa Empreender PB.

Funcionando em nova sede, na galeria do Restaurante Muxima, o desfile marca esse novo momento que as Sereias vivem, de reformulação e retomada. “O trabalho dessas mulheres levaram João Pessoa ao cenário nacional. Firmamos o compromisso de apoiá-las no que for preciso para fomentar ainda mais a atividade que desenvolvem, que tem tudo a ver com o novo perfil da Secretaria, que preza pelo empreendedorismo”, explicou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

Moda e inclusão – O desfile tem como tema central ‘A beleza sem padrão’. As modelos serão mulheres da própria comunidade e a coleção conta coApoio na retomadam peças desenhadas por Faby Falcão, especialista em moda e coordenadora do Centro de Criatividade e Moda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

Em virtude da pandemia, o evento será restrito aos setores de Turismo, Moda e Comunicação. “A gente conta com o apoio de pessoas que são protagonistas nessas áreas para divulgar e fomentar cada vez mais o trabalho das Sereias. Ficamos extremamente felizes quando Faby aceitou o nosso convite para dar essa consultoria às artesãs e esperamos que outras pessoas da área também abracem o projeto”          , destacou Jaciara Medeiros, assessora técnica da Sedurb e uma das organizadoras do evento.

“Será um momento muito especial, onde além de dar visibilidade ao trabalho das artesãs, vamos valorizar as moradoras do bairro, que inspiram as obras das Sereias. As tendências e cores do verão serão o carro-chefe da coleção, que contará com o que há de mais atual no mundo da moda e todo o charme e a beleza rústica dos artigos já conhecidos das Sereias da Penha”, destacou Faby Falcão.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90