14/10/2021 às 13h38min - Atualizada em 14/10/2021 às 13h38min

Samu João Pessoa realiza mais de 3 mil atendimentos em setembro

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) atendeu 3.338 ocorrências em setembro. Esse número é menor do que o registrado em agosto, que teve 3.448 ocorrências. Do total de atendimentos no mês passado, foram 2.802, 467 orientações e 69 transferências. Em relação aos trotes, foram 2.280 chamadas falsas em setembro.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Emanuel Almeida, explica a diferença entre socorro e orientação. “Socorro é quando as ambulâncias e motolâncias são despachadas para atender uma ocorrência, já orientação é quando o usuário liga e, como o caso não é grave, o médico faz o atendimento por telefone”, esclarece.

Ao todo, em setembro foram 23.863 chamadas recebidas dos 60 municípios inseridos na Macrorregião de Saúde, que são regulados pelo Samu-JP. Esse número também é menor do que registrado em agosto, quando a Central recebeu 24.479 ligações, sendo que 2.706 foram trotes.

Quando chamar o Samu – O Serviço atende diversas ocorrências, como urgências traumatológicas, psiquiátricas, obstétricas, pediátricas e clínicas – como intoxicação, queimaduras graves, trabalho de parto com risco para a mãe ou para o bebê, quedas, crises convulsivas – dentre outras ocorrências e deve ser acionado de imediato sempre que esse tipo de urgência acontecer.

Equipes –O Samu João Pessoa, que atende a Região Metropolitana (Bayeux, Cabedelo, Conde e Santa Rita), conta com oito Unidades de Suporte Básico (USB), cinco Unidades de Suporte Avançado (USA) e oito motolâncias. A equipe das USB é formada por condutor e enfermeiro. Já a equipe das USA tem condutor, enfermeiro e médico. As motolâncias, que saem em duplas, têm enfermeiro e técnico de enfermagem.

Além da Capital, o Samu João Pessoa é responsável pela regulação do atendimento de urgências de 60 municípios inseridos na 1ª Macrorregião de Saúde. Desse total, 28 têm bases do Samu. Na Capital existem bases descentralizadas na UPA Bancários, UPA Valentina, UPA Cruz das Armas, Hospital Santa Isabel e Unidade das Praias eno Parque Arruda Câmara, além da base Central, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90