19/09/2021 às 21h19min - Atualizada em 19/09/2021 às 21h19min

Pesquisador descarta chances de tsunami no Brasil após erupção de vulcão

O vulcão na ilha espanhola de La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19), às 11h12 no horário de Brasília (15h12, no horário local). No entanto, a ocorrência de um possível tsunami no litoral brasileiro, que chegou a ser especulada durante a semana, está descartada, ao menos por enquanto.

Em entrevista ao portal UOL, o pesquisador Carlos Teixeira, do Instituto Labomar (Instituto de Ciências do Mar), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou que o fenômeno tem sido monitorado, mas ainda é tido como pequeno e que "em nenhum momento" está gerando ameaça de tsunami no país.

"Não há motivo para pânico. Não há nenhum alerta de tsunami e nenhum perigo de tsunami no Brasil. A gente não precisa se preocupar", afirmou à reportagem do UOL.

O pesquisador explicou que a ideia de um possível tsunami no Brasil teve origem em um artigo científico publicado em 1999. No entanto, esclareceu que tal fenômeno ocorreria apenas em um "deslizamento muito grande" causado por uma erupção explosiva em um dos vulcões das Ilhas Canárias, o que não ocorre neste domingo.

"Existem artigos mais recentes dizendo que a possibilidade é muito pequena. Mesmo que ocorresse, geraria uma onda muito pequena", disse ao portal. 

Essa é a primeira erupção do vulcão Cumbre Vieja desde 1971. Fumaça, cinzas e lava foram expelidas. Autoridades tentam organizar a retirada de cerca de 1 mil pessoas enquanto a lava avança em direção a casas isoladas nas montanhas.

Um rio de lava deslizou em direção a algumas casas na vila de El Paso, onde o prefeito, Sergio Rodriguez, disse que 300 pessoas em perigo imediato foram retiradas de suas casas e enviadas para o campo de futebol. 

Além disso, estradas foram fechadas devido à erupção, e as autoridades incitaram os curiosos a não se aproximarem da área.

Autoridades espanholas alertaram sobre a possibilidade de erupção do Cumbre Vieja durante a semana, quando foi registrado um aumento da atividade sísmica na ilha de La Palma. 

No sábado, o Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias identificou vários tremores de terra de baixa intensidade — o maior deles alcançou o nível 4 na escala Richter.

O interesse do público brasileiro pelo vulcão espanhol cresceu durante a semana, após postagens enganosas sobre o Cumbre Vieja alertarem sobre um possível tsunami na Costa brasileira em caso de erupção. 

Nas redes sociais, as menções ao tema geraram mais de 420 mil interações no Facebook entre quinta e sexta-feira, de acordo com a ferramenta CrowdTangle.

Alguns dos posts analisados pela ferramenta Estadão Verifica citavam a possibilidade de que ondas gigantescas atingissem cidades litorâneas no Nordeste, Sudeste e Sul do País.

As publicações não mencionavam quão pequena é a chance de um tsunami no Brasil.

Governo espanhol

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, viajará neste domingo para a ilha de La Palma, anunciou seu gabinete. 

"Diante da situação gerada na ilha de La Palma, o presidente do Governo adiou a viagem prevista para hoje a Nova York" para participar da Assembleia Geral da ONU, "e se deslocará nesta mesma tarde às Canárias para acompanhar a evolução dos acontecimentos", informou o serviço de imprensa do governo espanhol em um comunicado.

La Palma, com uma população de 85.000 habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Ilhas Canárias na costa oeste da África.

No ponto mais próximo da África continental, eles estão a 100 quilômetros do Marrocos. A última erupção no arquipélago espanhol foi registrada em 2011, debaixo d'água, na ilha de El Hierro..


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90