14/09/2021 às 06h49min - Atualizada em 14/09/2021 às 06h49min

Cantora revela estupro coletivo quando tinha 15 anos; 'Fiz anos de terapia'

Extra
Cantora canadense Alanis Morissette Foto: Instagram / Reprodução
Alanis Morissette afirmou que sofreu estupro por vários homens quando tinha 15 anos. A declaração foi dada em documentário produzido pela "HBO" e a informação foi adiantada pelo jornal americano "Whashigton Post". Ela contou que levou anos de terapia para que enxergasse que foi vítima. No Canadá, a idade legal mínima para haver relação sexual é 16 anos. Por isso, mesmo que haja consentimento quando ocorre o ato, ainda seria estupro da mesma forma.

— Vou precisar de ajuda porque nunca falo sobre isso — avisou ela ao abordar o assunto, sem revelar as identidades dos envolvidos. — Levei anos em terapia para admitir que houve qualquer tipo de vitimização da minha parte. Eu sempre diria que estava consentindo, e, então, lembrei como 'Ei, você tinha 15 anos, você não está consentindo aos 15'. Agora eu digo, 'Ah sim, eles são todos pedófilos. É tudo estupro'.

Ela disse que chegou a comentar seus traumas para algumas pessoas do meio artístico, mas não conseguiu receber o apoio que esperava, normalmente com reações constrangedoras e evasivas.

— Eu contei para algumas pessoas e meio que caiu em ouvidos moucos — lembrou.

Aos 15 anos, ela morava em casa com seus pais em Ottawa quando começou a despontar como uma estrela da televisão, assinando contrato para duas gravações com a MCA Canada. A exploração logo se seguiu, de acordo com Alanis. Mesmo em casos em que não houve abuso sexual, ela afirmou avanços sexuais indesejados eram comuns.

Sobre o longo período que levou para expor suas lembranças dolorosas, a cantora, hoje com 47 anos, explicou que queria proteger sua família.

— O fato de eu não contar informações específicas sobre minha experiência de adolescente foi quase exclusivamente em torno de querer proteger, proteger meus pais, proteger meus irmãos, proteger futuros parceiros — disse ela, que tem um irmão mais velho e um irmão gêmeo. — Toda aquela coisa de 'por que as mulheres esperam?': as mulheres não esperam. Nossa cultura não escuta.

Por motivos não especificados, ela não planeja comparecer na estreia do filme, durante o Festival Internacional de Cinema de Toronto na terça-feira, informou o "Washington Post", citando uma fonte próxima de Alanis.

Dirigido por Alison Klayman, o documentário mostra vários lados da vida da artista, desde seu início de carreira até o estrelato, exibindo cenas da entrevista gravada em sua casa na Califórnia, nos EUA.

Dados Associação de Pesquisa da Indústria Musical mostram que 67% das artistas femininas relatam ter sido vítimas de assédio sexual.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90