11/09/2021 às 17h22min - Atualizada em 11/09/2021 às 17h22min

Obras no Terminal de Integração do Valentina seguem em ritmo acelerado

A construção do novo Terminal de Integração do Valentina (TIV) está em plena execução. Até a próxima semana, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), segue com as obras de terraplenagem e drenagem. A obra, que tem o objetivo de modernizar e requalificar o sistema do transporte coletivo urbano na Capital, atende a uma antiga reivindicação dos moradores da região sul. A população deve usufruir de seus benefícios integralmente a partir do ano que vem.

Atualmente, os serviços estão concentrados na execução da terraplenagem e drenagem na área onde será construída a pista de tráfego dos ônibus coletivos. Cerca de 30 pessoas estão trabalhando no local – encarregados, pedreiros, ajudantes, operadores de máquinas, topógrafo, ajudante de topografia, almoxarife, motoristas e engenheiros fiscais. Maquinários de grande porte estão sendo usados para a execução dos serviços, como motoniveladora, rolo vibratório, trator de grade, retroescavadeiras, caçamba e caminhão pipa.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, a equipe de engenharia da Seinfra fiscaliza a execução da obra e produz relatórios semanais que são encaminhados à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), por se tratar do órgão responsável pela política de trânsito na capital.

Ele reforçou que projeto trará maior mobilidade para o transporte público de todos os bairros da região. “A população vai ser a grande beneficiada com a obra, que vai resolver parte dos problemas em todas as comunidades ao redor do bairro, facilitando assim a locomoção das pessoas para as vias principais”, afirmou Rubens Falcão.

Projeto – Estão sendo investidos R$ 3,5 milhões para a construção do terminal com recursos próprios da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), órgão responsável pela elaboração do projeto. A expectativa é que sejam beneficiadas diretamente mais de 130 mil pessoas, já que no local irão transitar, aproximadamente, 10 linhas de ônibus interligando o bairro aos principais centros da Capital.

Além de melhorias para a mobilidade urbana, a Prefeitura de João Pessoa segue com a iniciativa de incentivar a prática de esporte na Capital e inova com a construção de uma área para a população praticar esportes e lazer com campo de futebol profissional, pista para caminhada e corrida, academia de ginástica ao ar livre, com vestiários e banheiros. A retomada das obras foi autorizada no mês de agosto pelo prefeito Cícero Lucena, após paralisação por quase 17 meses.

Linhas de ônibus – Atualmente, os moradores do Valentina Figueiredo e região contam com 11 linhas de ônibus – 118, 120, 1519, 5120, 1500, 5100, 2300, 3200, I 04, I 08 e 9901.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90