24/07/2021 às 14h54min - Atualizada em 24/07/2021 às 14h54min

Feira Móvel do Produtor leva cultura, atividades de lazer, saúde e serviços para moradores do Bessa

Cerca de 60 produtores de artesanato, culinária e produtos da agricultura familiar participam, neste sábado (24), de mais uma edição da Feira Móvel do Produtor, promovida pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A feira teve início às 9h e segue até às 18h, no bairro do Bessa, na Praça Osias Nacre Gomes (Praça da Fonte), com expositores de artesanato, comida regional, além de serviços de saúde e bem-estar para a população.

Em comemoração ao Dia Internacional da Agricultura Familiar essa edição reúne uma série de serviços e apresentações culturais promovidos por diversas secretarias municipais.

“O projeto itinerante da feira tem sido um sucesso. A população tem nos procurado, solicitando a realização da feira no seu bairro”, afirma Thayara Ferreira, uma das coordenadoras do evento. Ela atribui a boa aceitação aos três pilares do projeto que são gastronomia típica e regional, artesanato e agricultura familiar. “Essa é uma edição especial visto que neste sábado comemoramos o Dia Internacional da Agricultura Familiar e no dia 28, o Dia do Agricultor”, complementa.

Dema Macedo, morador do Bessa e presidente do Conselho de Praças e Bosques de João Pessoa, prestigiou a feira e aproveitou para comprar flores artesanais para a esposa e a filha que estão aniversariando esta semana. “O projeto é muito bacana e sua realização estimula o crescimento para o pequeno empreendedor e ajuda a economia local”, enfatiza.

A artesã Samara Arnoud’s se diz bem satisfeita com a sua participação no projeto. “Participei de quase todas as edições e foi muito bom, porque as vendas estavam paradas devido à pandemia. Esse formato itinerante é muito bom, pois com a rotatividade nos bairros aumenta a visibilidade dos nossos produtos e também as encomendas”.

Feira Móvel – O projeto itinerante da Prefeitura de João Pessoa possibilita a população dispor de uma variedade de frutas, verduras, raízes, hortaliças, queijos, pães e bolos, além do melhor da gastronomia e do artesanato. A Feira Móvel do Produtor teve início no mês de junho e segue levando o trabalho de agricultores, artesãos, cozinheiras e microempreendedores cadastrados na Prefeitura por toda a cidade.

Nessa edição, a feira conta com os serviços de atendimento ao consumidor, oferecido pelo Procon-JP; vacinação contra a gripe, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS); atividade física com as equipes da Secretaria de Esporte e Lazer (Sejer) e apresentações culturais promovidas pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

A aposentada Margarida Maria Alacoque, mora no Bairro dos Estados, mas veio ao Bessa para aproveitar a programação. “O que me atraiu foi a possibilidade de fazer o teste da Covid, daí eu aproveitei para comprar artesanato, que eu adoro”, disse.

Programação – Durante todo o dia a população pode fazer a testagem da Covid-19, hepatite B e C, além de tomar a vacina H1N1 e adquirir preservativos. “Tudo isto seguindo os protocolos de saúde de prevenção à Covid-19”, garante Alline Grisi, diretora da Vigilância em Saúde da Prefeitura de João Pessoa.

Seguindo a programação, das 15h às 18h, serão promovidos circuito funcional, aula de dança e orientação nutricional e esportiva. A Feira Móvel do Produtor vai disponibilizar ainda brinquedos infláveis para as crianças. Quem chegou cedo pode fazer feira ao som do forró pé de serra do Trio Xoteando e pelo som de Nathaly Simões.

Apoio – O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e conta com o apoio da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-PB) e das Secretarias de Trabalho Produção e Renda (Setrab), Saúde (SMS), Juventude, Esporte e Lazer (Sejer), Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90