10/05/2021 às 20h59min - Atualizada em 10/05/2021 às 20h59min

Estudo do solo para projeto habitacional do Complexo Beira Rio teve ordem de serviço assinada nesta segunda-feira

 

A Prefeitura de João Pessoa liberou, nesta segunda-feira (10), a ordem de serviço para os estudos topográficos, sondagem e ensaios de laboratório do solo dos três terrenos onde serão construídos os conjuntos habitacionais do Complexo Beira Rio (CBR). O documento foi assassinado pelo secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares, e pelo coordenador-geral do Programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu.

É o princípio de uma grande transformação que vai reassentar 565 famílias, auxiliar 235 na compra assistida de imóveis e reformar casas em situação insalubre de outras 110 famílias. Todos terão direito ao título de posse do imóvel. Quem mora fora de área de risco e vai permanecer na comunidade também vai entrar no plano de regularização fundiária. Tudo com dinheiro do Programa orçado em 200 milhões de dólares, dos quais metade é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Muito feliz em poder estar nesse momento contribuindo com o desenvolvimento de João Pessoa, principalmente quando pessoas estão saindo da situação de vulnerabilidade para terem uma grande qualidade social. Ordens de serviço como essa têm me motivado diariamente a trabalhar pela cidade”, afirmou Diego.

Os estudos devem levar até três meses e vão servir de base para a empresa responsável pelos projetos executivos. “O trabalho vai permitir uma análise segura pra saber que tipo de solo há no local e que tipo de obra pode ser executado”, lembrou Elizeu.

Essa é só uma das etapas do Programa João Pessoa Sustentável, que vai levar também aos moradores do CBR toda a urbanização, esgotamento sanitário e equipamentos públicos necessários para que eles tenham qualidade de vida. O Complexo terá ainda um Plano de Desenvolvimento Comunitário pensado para gerar desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade ambiental, geração de trabalho e renda e inclusão de gênero. Os moradores também vão participar das decisões e propor as soluções.

O Rio Jaguaribe, que passa pelas oito comunidades – Vila Tambauzinho, Cafofo Liberdade, Miramar, Tito Silva, Padre Hildon Bandeira, Brasília de Palha, Santa Clara e São Rafael-, vai ser incluído no programa. O único rio urbano que corta a capital vai ser devolvido à cidade completamente revitalizado. A Prefeitura de João Pessoa vai desassorear 15 km do rio e trabalhar para acabar com os pontos de poluição. O projeto contempla ainda um Parque Linear com 2,5 km de extensão com toda infraestrutura.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90