25/05/2017 às 08h29min - Atualizada em 25/05/2017 às 08h29min

Semam planta quase mil mudas de coqueiros em toda a Orla de João Pessoa

Redação com Secom-JP
Foto: Reprodução
Originário da Ásia e sudoeste do Pacífico, mas tão integrado à paisagem do litoral brasileiro, a gente até se surpreende com a informação de que o coqueiro é uma planta exótica e que não existia no Brasil, quando o país foi descoberto em 1.500. As primeiras mudas do coqueiro gigante, trazidas das ilhas de Cabo Verde, foram introduzidas pela primeira vez em 1553, na Bahia, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
 
Para preservar essa marca tão característica do nosso litoral, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está plantando, nos 24 quilômetros de praia de João Pessoa, 900 mudas de coqueiros. Só no Cabo Branco já foram plantadas 220 mudas, da Praça de Iemanjá até o Busto de Tamandaré. Na Praia do Bessa foram 90 mudas.
 
Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, o plantio de coqueiros é parte de uma série de ações integradas, do Programa Carbono Zero, que a Semam está promovendo em toda a cidade. "Na Orla mantemos as ações de fiscalização e orientação dos empreendedores, para que tenham atenção e cumpram as normas do Licenciamento Ambiental e por outro lado investimos no paisagismo, com o plantio dos coqueiros. São ações que têm o objetivo de contribuir para que a cidade se mantenha cada vez mais agradável e com qualidade de vida para a população", concluiu.
 
As mudas foram adquiridas pela PMJP e algumas também produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas. O plantio é coordenado pelo engenheiro agrônomo Martinho Queiroga, da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam, que conta com o apoio de três jardineiros do Viveiro. As mudas medem um metro e meio e devem chegar até 30 metros de altura. Após o plantio os técnicos da Semam fazem o acompanhamento, com aplicação de fungicida, aplicação de adubo e também fazendo a poda de manutenção.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90