14/04/2021 às 15h38min - Atualizada em 14/04/2021 às 15h38min

Após dar exemplo de vacinação ao Brasil, PMJP não pode ser responsabilizada pela falta de imunizante provocada pela incompetência do Ministério da Saúde

Desde que iniciou a vacinação contra covid-19, João Pessoa vinha sendo exemplo para a Paraíba e o Brasil.

O trabalho realizado pelos profissionais de saúde da capital alavancou os números do Estado e fez a Paraíba apareceu como quarto no ranking nacional de vacinação.

João Pessoa também foi apontada como a primeira capital do Nordeste e a segunda do país mais avançada no quesito faixa etária da vacinação e já imunizava pessoas com comorbidades à partir dos 57 anos. Sem contar que a capital foi a primeira a imunizar todos da faixa etária acima dos 70 anos.

Isso é fato, não tem o que discutir.

O que também é fato é que o governo federal encaminhou aos municípios, através do Ministério da Saúde, a época comandado pelo general Pazzuelo, que fossem aplicadas TODAS as vacinas que estavam sendo guardadas para a segunda dose, pois estava GARANTIDO que, após novos contratos serem firmados com laboratórios que produzem o imunizante, não faltariam vacinas. Mas não foi o que aconteceu.

Além disso, João Pessoa teve que disponibilizar 10 mil doses da Coronavac para outros municípios após ação impetrada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba – COSEMS/PB.

Agora me digam: como uma equipe de saúde que chegou a esses índices tão impressionantes no país seria agora incompetente e irresponsável a tal ponto de paralisar a vacinação em João Pessoa?

A verdade, nua e crua, é que o governo federal, através do Ministério da Saúde, não cumpriu com o prometido: faltou vacina. Todos os pessoenses sabem que a prefeitura já ingressou no consórcio nacional para adquirir vacinas contra covid-19 com recursos próprios, mas até agora o ÚNICO ente público autorizado a comprar vacinas é o governo federal e a prefeitura não pode ser responsabilizada por seguir os protocolos do Ministério da saúde, que deixou na mão não só nossa capital, mais diversas outras grandes cidades do país sem vacina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90