21/05/2017 às 13h58min - Atualizada em 21/05/2017 às 13h58min

Prefeitura de João Pessoa promove atividades na Semana do Bebê

Redação com Secom-JP
Foto: Ivomar Gomes
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove a partir desta segunda-feira (22) a Semana do Bebê. A ação é uma realização conjunta das secretarias de Saúde (SMS) Desenvolvimento Social (Sedes) e Educação de Cultura (Sedec). A abertura oficial acontece às 8h30 no Centro Cultural de Mangabeira. A programação segue até o sábado (27) com atividades também nos CRAS, Creis e escolas de João Pessoa.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá início nesta segunda-feira (22) promove atividades na Semana do Bebê a partir desta segunda-feira (22). A ação é direcionada para a redução da mortalidade infantil, promoção aos cuidados da primeira infância e o incentivo ao aleitamento materno. A programação conta com atividades de orientação e promoção à saúde do bebê.

De acordo com o coordenador de Saúde da Criança da SMS, Edgar Tito Neto, a Semana do Bebê promove a discussão sobre os cuidados com o desenvolvimento dos bebês desde a gestação "avaliando indicadores sociais, defendendo os direitos das gestantes e crianças, além de orientar e prestar assistência às famílias", disse.

No primeiro dia, as atividades acontecem na Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha do Bispo I e II, a partir das 14h, com práticas integrativas, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, além das atividades orientadas por educadores físicos, nutricionistas psicólogos e fonoaudiólogos.

Na quarta-feira (24), a partir das 7h30, a USF Verdes Mares, no bairro de Mangabeira, oferece aos usuários uma ciranda de serviços voltada para as mães e seus bebês. Serão ofertadas orientação nutricional e de fonoaudiologia, teste da liguinha, ludoterapia e palestras sobre saúde mental na infância e na gestação e cuidados na amamentação.

No mesmo dia, a partir das 8h, os usuários da USF Nova Conquista, no Alto do Mateus, vão ter acesso a auriculoterapia para gestantes, demonstração de shantala com fisioterapia e palestras sobre direitos da gestante, primeiros socorros a crianças e prevenção de acidentes domésticos.

Na quinta-feira (25), a partir das 7h, na USF Integrando Vidas, no bairro Ernesto Geisel, a programação terá musicoterapia, contação de histórias, shantala, palestras e oficina de introdução alimentar.

As atividades da SMS na Semana do Bebê se encerram na sexta-feira (26) na USF Penha, a partir das 8h, com oficinas de aleitamento materno, avaliação sensorial, leitura e importância do pré-natal e puericultura, além de recreação com educador físico e teste da linguinha.

Atividades nos hospitais – Além da programação nas unidades de saúde da família, o Hospital Municipal do Valentina (HMV) promoverá, em seu auditório, uma ação educativa sobre higienização da criança a partir das 10h desta terça-feira (23). Já às 14h, haverá uma palestra sobre defesa e proteção das crianças contra violência e outra sobre papel do conselheiro tutelar na defesa dos direitos da criança.

O Instituto Cândida Vargas (ICV) vai oferecer para as mães uma ação educativa sobre os cuidados naturais ao recém-nascido após a alta da maternidade. A atividade acontecerá na quinta-feira (25), às 8h, no auditório da unidade.

A Semana do Bebê passou a integrar o calendário oficial de eventos do Município de João Pessoa a partir de uma lei municipal sancionada no dia 22 de maio de 2015, em decorrência de um projeto enviado por técnicos da SMS para a frente parlamentar de defesa da criança e do adolescente na Câmara de Vereadores da Capital.

Saúde da Criança – Para organizar todas as ações e atividades voltadas às crianças, além de monitorar o funcionamento dos projetos, a SMS possui uma área técnica exclusiva para a Saúde da Criança, que realiza, durante todo o ano, diversas ações visando qualidade na saúde de crianças e adolescentes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90