22/03/2021 às 18h15min - Atualizada em 22/03/2021 às 18h15min

Sedurb intensifica fiscalização em feiras e mercados de JP e pede colaboração por parte da população

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) intensifica essa semana as ações de fiscalização nas feiras e nos mercados públicos da Capital para combater aglomeração e evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Segundo levantamento da pasta, o maior índice de desrespeito aos decretos e às normas de saúde tem ocorrido na Feira de Oitizeiro, no Mercado Central e no Mercado do Bairro dos Estados.

Diante disso, a partir desta segunda-feira (22), os agentes de fiscalização vão notificar os comerciantes que estejam em descumprimento e disciplinar o comportamento dos frequentadores desses locais. A medida se faz necessária já que João Pessoa está enfrentando o pior momento da pandemia, com muitos casos confirmados da Covid-19 por dia.

“Até então, vínhamos priorizando as ações educativas, mas é preciso agir de maneira mais enérgica. Sabemos que as feiras e os mercados desenvolvem atividades essenciais, afinal, abastecem as nossas casas. Nossas equipes vão estar atentas ao distanciamento, uso correto da máscara e aos possíveis focos de aglomeração. Lembrando que instalamos pias portáteis nesses locais para garantir a higienização das mãos e que todos os comerciantes foram orientados quanto à disponibilização de álcool em gel” explica Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

Neste fim de semana, a Sedurb realizou uma fiscalização na Feira de Oitizeiro. As equipes chegaram por volta das 4h da madrugada e impediram aglomeração na parte externa do mercado. “Logo cedo iniciamos a orientação, mas ainda encontramos resistência em algumas localidades em relação às medidas de cumprimento do decreto. Nossa intenção não é prejudicar ninguém, sabemos que todos precisam trabalhar, mas precisamos pensar na saúde coletiva. Não estamos impedindo a comercialização, mas precisamos que ela seja realizada de maneira responsável,” explica José Carlos Rodrigues, diretor de Serviços Urbanos da Sedurb.

Organização – O ordenamento das feiras e dos mercados também é fundamental e a Sedurb também está atenta a essa questão. Desobstrução de corredores, para garantir a acessibilidade, é uma das ações.

“Se um comerciante invade o espaço dos corredores com caixotes ou sacos de lixo faz com que as pessoas precisem se apertar nos corredores para passar. Também observamos o descarte correto do lixo. Estamos no período chuvoso e se os resíduos são descartados de maneira incorreta, acabam entupindo as galerias e gerando alagamentos”, reforça José Carlos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90