03/03/2021 às 18h07min - Atualizada em 03/03/2021 às 18h07min

Cícero anuncia plano ampliado de vacinação, novos leitos e aquisição de mais testes para diagnóstico em massa

WScom
Foto: Reprodução
Após solicitar a ampliação de leitos em UTI nos hospitais municipais e a implantação de cinco usinas de produção de oxigênio, o prefeito Cícero Lucena reuniu, na manhã desta quarta-feira (3), a equipe que integra o Comitê de Combate à Covid-19 da Prefeitura de João Pessoa para avaliar a situação da pandemia na Capital e traçar novas estratégias para o enfrentamento à doença na cidade. A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde e também contou com a participação do vice-prefeito, Leo Bezerra.

Durante a reunião foram debatidos pontos importantes no combate ao novo coronavírus, como a abertura de novos leitos e aquisição de insumos, mais testes para detecção da doença e o plano de vacinação, ampliando o acesso da população ainda neste mês de março.

“Nessa reunião pudemos fazer uma avaliação do quadro em que nos encontramos, com base nas informações dos índices de ocupação de leitos, bem como traçar os próximos passos, discutindo o processo de ampliação do atendimento com implantação de novas UTIs e enfermarias. Ainda vimos os procedimentos que serão adotados pelas Unidades de Saúde e UPAs, no sentido de atendimento e realização de testes e seus devidos encaminhamentos com todos os protocolos que precisam ser adotados, inclusive procurando fazer uma unificação no modo de proceder. Também discutimos o plano de vacinação para adotarmos a forma mais ágil para atender a população”, destacou o prefeito.

O secretário de Saúde do Município, Fábio Rocha, afirmou que toda a equipe não tem medido esforços para que os serviços sejam ampliados e prestados da melhor forma possível. Da parte do gestão, a estrutura física e equipamentos têm sido garantidos, porém, ele explica que não é fácil realizar as ampliações por limitações de pessoal especializado no atendimento. “Empenhamos nossas energias para oferecer o melhor, e para que não faltem leitos e a vacina chegue logo. Mas, volto a reforçar, tem de haver a ajuda das pessoas na prevenção”, comenta.

Leitos – Atualmente, a Grande João Pessoa conta com 164 leitos de UTI para pacientes de Covid-19, sendo 119 apenas na rede da Capital, incluindo os hospitais Prontovida, Santa Isabel e Valentina. Com a abertura dos novos leitos, solicitados na última segunda-feira (1°) pelo prefeito Cícero Lucena ao Ministério da Saúde, a rede municipal deverá contar com 125 leitos de UTI nos próximos dias.

Vacina – Já foram recebidas 34.177 doses da vacina para aplicação da primeira dose e 16.547 doses para a aplicação da segunda dose. Ao todo, 31.180 pessoenses já foram vacinados contra a Covid-19.

Com a chegada de novas doses, a Capital aguarda a confirmação do volume destinado à cidade para a definição de medidas mais ágeis e definição de novos públicos para a imunização. O novo quantitativo de doses deverá permitir com que a vacinação alcance o público a partir dos 60 anos de idade.

Testagem – A Prefeitura segue ampliando também o diagnóstico sobre a doença na população, com a realização dos testes RT-PCR/Swab e testes rápidos em 30 unidades de saúde da família (USF) distribuídas pela cidade e nos dois Centros de Testagem para Covid, inaugurados no início da semana, nas escolas municipais Zumbi dos Palmares, em Mangabeira, e Seráfico da Nóbrega, em Manaíra. Até o momento já foram realizados mais de mil testes nos dois Centros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90