20/02/2021 às 14h07min - Atualizada em 20/02/2021 às 14h07min

Ator volta às novelas da Globo após 65 cirurgias: 'Me sinto um vencedor'

Patrícia Kogut
Raymundo de Souza, que já fez novelas como "Cabocla" e "Da cor do pecado", voltará ao ar após passar por 65 cirurgias. Ele, que sofreu um acidente de moto, retoma o trabalho em "Nos tempos do imperador", próxima trama das 18h da Globo. 

— Eu só tenho essa profissão na minha vida, desde 1978. Nunca fiquei tanto tempo afastado daquilo que amo fazer: representar. Ainda estou com pinos nas pernas, mas foi muito emocionante ver como as pessoas me receberam, ver os cuidados dos colegas, da produção... — conta o ator, de 68 anos. 

Na novela, ele será o diretor de uma universidade de medicina.

— Foi muito legal fazer esse papel numa história de época. Gravamos em 2020, antes de a pandemia começar. Também fiz o filme "Flor da Gigoia", com Babu Santana. Quando as pessoas acreditam no nosso trabalho, mesmo machucados e feridos, encontramos maneiras — diz ele, que ainda está em tratamento.

Raymundo sofreu um acidente de moto em abril de 2018 e quebrou a perna. Ao ser hospitalizado, teve uma necrose no membro e passou por um tratamento difícil:

— Cheguei ao hospital numa terça e marcaram de me operar no sábado. Não era para ter acontecido desta maneira, e a minha perna necrosou, tive uma infecção hospitalar no osso. Tiveram que tirar 80% da minha pele entre o tornozelo e o joelho. Adiante, tive que passar por procedimentos para colocar pinos, depois cirurgias para colocar enxertos... Ao todo, já foram 65 cirurgias. Fiz a última há 15 dias. As pessoas estão há um ano em casa por conta da pandemia, mas eu vivi isso antes: fiquei oito meses num hospital sem ver a luz do sol. Os médicos dizem que as pessoas, por muito menos, deprimem-se. Coisa pior podia ter acontecido: na infecção, por exemplo, a bactéria podia ter ido para o sangue. E não aconteceu. Eu me sinto um vencedor por ter conseguido passar por isso. Foram muitas idas ao hospital, muitos procedimentos. Ficam até alguns traumas. Agora, uma das sequelas é que tenho a perna direita menor do que a esquerda em três centímetros.

Recentemente, o ator gravou cenas de outro novo trabalho, "Gênesis", da Record:

— Quando Edgard Miranda (diretor) me chamou, sabia das minhas condições. Estava com um pino quebrado e mesmo assim consegui fazer. Terminei meu último trabalho na Record, "Belaventura", em 2017, no dia 22 de outubro. E a mesma equipe e o mesmo diretor gravaram as minhas cenas nesta novela nova. Isso me trouxe renovação profissional, espiritual. 

O ator diz se orgulhar da maneira como lidou com a adversidade:

— Tive momentos de profunda tristeza e, se eu não tivesse cuidado disso, teria entrado em parafuso. Me ajudou muito ter recebido o apoio da minha mulher (a executiva Fabrícia Oliveira) e dos meus amigos. Também fiz meditação. A gente se apegar às coisas positivas colabora. Tenho orgulho da minha trajetória.

Resultado de imagem para Raymundo de Souza,

Resultado de imagem para Raymundo de Souza,

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90