02/02/2021 às 15h03min - Atualizada em 02/02/2021 às 15h03min

Pequenos negócios da Paraíba encerram 2020 com saldo positivo de mais de 5 mil novos empregos

Levantamento realizado pelo Sebrae, com base em dados do Caged, aponta que o maior saldo de empregos foi verificado no setor da construção civil

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas em 2020, por conta da crise econômica e social provocada pela pandemia do coronavírus, os pequenos negócios conseguiram encerrar o ano com um bom desempenho, protagonizando o reaquecimento do mercado de trabalho na Paraíba. É o que indica levantamento realizado pelo Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Segundo os números, de janeiro a dezembro do ano passado, as micro e pequenas empresas (MPE) apresentaram saldo positivo de 5.797 postos de trabalho gerados. 

Já as médias e grandes empresas, no mesmo período, apresentaram saldo negativo de 247 postos de trabalho, o que representa um número maior de demissões diante das contratações realizadas. Na mesma direção das médias e grandes empresas, a administração pública também encerrou o ano de 2020 com saldo negativo de 466 vagas de emprego na Paraíba. Já as contratações realizadas por pessoas físicas fecharam 2020 com saldo positivo de 68 vagas. 

Considerando os dados por setor, o levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba também indica que o melhor saldo de empregos de 2020, no universo dos pequenos negócios, foi verificado na construção civil. Conforme os números, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo de 2.329 vagas de emprego. Já as médias e grandes empresas geraram, no mesmo período, 3.766 postos de trabalho, enquanto as contratações realizadas por pessoas físicas encerraram o ano com saldo positivo de 71 vagas. 

No comércio, as micro e pequenas empresas geraram 1.064 vagas, enquanto as médias e grandes apresentaram saldo positivo de 29 postos de trabalho. Por sua vez, a indústria de transformação apresentou saldo positivo de 774 vagas nas micro e pequenas empresas e 447 nas médias e grandes empresas. 

Em seguida, no setor de serviços, as micro e pequenas empresas concluíram 2020 com saldo positivo de 728 postos de trabalho. Na contramão desse resultado, as médias e grandes empresas apresentaram saldo negativo de 3.582 vagas, enquanto as contratações por pessoas físicas atingiram saldo negativo de quatro vagas. Já no setor agropecuário, o levantamento indica saldo positivo de 570 vagas de emprego nos pequenos negócios e de 68 postos nas médias e grandes empresas. 

Além destes, o levantamento também cita outros dois setores: o de serviços industriais de utilidade pública, que apresentou saldo positivo de 321 vagas entre os pequenos negócios e negativo de 878 entre as médias e grandes empresas; e o da indústria extrativa mineral, que encerrou 2020 com saldo positivo de 11 vagas nas micro e pequenas empresas e negativo de 97 nas médias e grandes. 

Para a analista técnica do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos, os números demonstram a força dos pequenos negócios e o seu protagonismo no cenário econômico e social. “A partir desses números, nós podemos constatar a importância das micro e pequenas empresas enquanto uma base estruturante em nossa economia. Ao mesmo tempo, esses números positivos também demonstram como é necessário ter um olhar de apoio para esses pequenos negócios, para que eles continuem avançando, inovando e sendo cada vez mais competitivos no mercado”, pontuou. 

Dezembro – Além dos dados relacionados ao ano de 2020, o levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba também apresenta números sobre a geração de empregos no mês de dezembro. Conforme os dados, os pequenos negócios apresentaram saldo positivo de 1.545 vagas no último mês do ano, enquanto as médias e grandes empresas encerraram o mês com saldo negativo de 198 postos de trabalho. O mesmo também aconteceu com as contratações realizadas por pessoas físicas, que apresentaram saldo negativo de duas vagas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90