30/01/2021 às 13h04min - Atualizada em 30/01/2021 às 13h04min

Prefeitura de JP é contemplada com programa do Ministério do Turismo para atender 100 adolescentes

Os adolescentes entre 12 e 17 anos acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, ganharam um reforço nas atividades por meio de um convênio com o Ministério do Turismo. A Capital é a única cidade da Paraíba contemplada com o projeto “Heróis em Ação – Lá Onde eu Moro”, que está beneficiando 100 jovens.

Os adolescentes que participam do SCFV continuam sendo assistidos pelo serviço mesmo com as atividades presenciais suspensas por conta da pandemia da Covid-19. O programa “Heróis em Ação – Lá Onde eu Moro” veio para incrementar as atividades que estão sendo realizadas de forma remota. Os adolescentes estão participando, formando cinco grupos cujas atividades têm como base a educomunicação, uma ferramenta de jogo de narrativa, com o objetivo de formar 30 facilitadores nos 13 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de João Pessoa, única cidade da Paraíba a participar do programa.

Cada grupo recebeu um kit contendo chamados impressos, mapa de jornada e o livro que dá nome ao programa. O jogo conta com seis estações, onde o Facilitador é o mestre do jogo, narrando o conduzindo os participantes que são chamados de Heróis. O objetivo é sensibilizar e mobilizar as pessoas em prol da causa socioambiental que sejam coerentes com seus territórios, cumprindo desafios em cada estação até chegarem à meta final.

Uma das participantes é Gilvânia Mota, acompanhada pelo SCFV do Cras Cristo e é Facilitadora de um dos grupos. Ela conta o quanto o programa mudou seu olhar sobre a importância da reciclagem e limpeza urbana. “O programa me mostrou o quanto é importante reciclar, ajudar o planeta e nesse cenário minha opinião mudou bastante. Confesso que antes eu não pensava sobre isso e até jogava lixo no chão. Hoje não faço mais isso e incentivo as pessoas a também não sujarem as ruas.

O programa terá sua atividade de culminância realizada no dia 26 de fevereiro, com um evento virtual para todos os participantes utilizando os recursos de passeio pelas atividades através da plataforma Zoom.

O Serviço – O SCFV faz parte da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O serviço objetiva fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e troca de experiências entre os participantes. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90