19/01/2021 às 11h01min - Atualizada em 19/01/2021 às 11h01min

Paraíba inicia vacinação contra Covid-19

Índio potiguara Genildo Avelar foi o segundo a ser vacinado na Paraíba — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, nesta terça-feira (19), que a campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba começa com 114.846 doses da Coronavac.

O Ministério da Saúde havia divulgado que seriam 114.880 doses, conforme o Portal Correio noticiou nesta segunda-feira (18). Mesmo com a redução de 34 doses, a imunização do 1º grupo alvo não será prejudicada. O esquema montado pelo Ministério da Saúde prevê vacinação de 54.689 pessoas. Cada uma delas receberá duas doses, totalizando 109.378. O restante das doses recebidas, 5.468, é referente à margem de perda técnica calculada pelo Ministério da Saúde. Antes, a quantidade extra anunciada era 5.502.

O imunizante, resultado da parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, chegou à Paraíba na noite dessa segunda (18). A primeira pessoa vacinada contra o novo coronavírus no estado foi a enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos. Ela é funcionária do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, e atua na linha de frente contra a Covid-19 desde o início da pandemia.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, a segunda dose da Coronavac será aplicada 28 dias após a primeira dose. O registro da vacinação é nominal e quem for imunizado neste primeiro momento já está com a segunda dose garantida.

“A vacinação acontece em etapas e, à medida vai ampliando as quantidades de doses, são ampliados também os públicos. A orientação é pela preservação dos mais expostos, por isso, SES e Cosems orientam que, entre os trabalhadores da saúde, sejam priorizados os que estão na linha de frente contra a Covid-19, como os que atuam em UPAs, Samu e serviços hospitalares de referência Covid-19. Os municípios devem orientar seus trabalhadores sobre o calendário e local de vacinação dessas pessoas”, informou a SES-PB.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90