23/12/2020 às 15h30min - Atualizada em 23/12/2020 às 15h30min

Dinho e Bruno contra Mikika e Corujinha: quem vai comandar a CMJP na próxima legislatura?

As movimentações para o comando da Câmara Municipal de João Pessoa estão intensificadas neste meio de semana, isso porque o prazo para apresentação das chapas se encerra nesta quinta-feira (24). Até o momento, não há nenhum registro oficial, mas nos bastidores, os nomes já estão definidos.

De um lado, 16 vereadores sinalizaram apoio a Dinho (Avante), para o primeiro biênio e Bruno Farias (Cidadania) para o biênio 23/24. A informação foi confirmada pelos dois. Única mulher eleita, Eliza Virgínia (PP) deve ser a vice.

Para fazer frente, Mikika Leitão (MDB) já se lançou candidato e afirma que conta com o apoio de 12 nomes. Com os números de ambos os lados, a conta não fecha, o que indica haver um aumento de um dos lados. Nessa chapa, surge como surpresa o nome de João Corujinha (PP) para o segundo biênio, a informação foi confirmada ao repórter Samuel de Brito, do Polêmica Paraíba, pela assessoria.

O atual presidente da Câmara tem uma gestão criticada e que se encerra com baixa popularidade, agravada pela insistência no aumento de salários durante a pandemia.

Para homologar a chapa, é necessário o mínimo de seis vereadores, o que não deve ser problema para nenhuma das candidaturas. O mais provável é que a disputa seja polarizada entre as duas chapas. Para vencer a eleição, é preciso apenas de maioria simples, ou seja, 15 votos.

Diferente do que acontece a nível nacional, na Câmara Federal, as eleições para às presidências municipais são definidas com regras próprias, sem seguir o que determina a Constituição. No caso de João Pessoa, é possível definir os dois nomes já no início do mandato.

Cícero Lucena comenta eleição

Prefeito eleito da capital, Cícero Lucena (Progressistas) disse não ter preferências em relação aos nomes. Em conversa com a reportagem, o prefeito afirmou que as eleições da Câmara dizem respeito ao Legislativo e que está cuidando dos últimos dias de transição.

Questionado sobre a relação com a CMJP, Cícero afirmou que pretende ter “a melhor relação possível”, independente de quem seja o presidente.

Polêmica PB


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90