08/05/2017 às 00h59min - Atualizada em 08/05/2017 às 00h59min

PMJP inicia programação da Semana da Saúde do Idoso nesta terça-feira

Secom-JP
A Prefeitura Municipal de João Pessoa inicia, nesta terça-feira (9), a programação da Semana da Saúde de Idoso, organizada pelo Instituto de Previdência Municipal (IMP) na sede do Clube da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano. Serão quatro dias de atividades que promovem a saúde e o bem-estar da população idosa. Até a sexta-feira (12), os interessados terão acesso a serviços de saúde, atendimento odontológico, vacinação, apresentações artísticas, palestras, dentre outros. Na cidade de João Pessoa existem mais de 80 mil idosos segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
A programação começa na terça-feira, a partir das 8h, com um café da manhã. Além de serviços de saúde, todos os dias haverá exposição de artesanato e uma palestra com especialistas que tratarão sobre temas relacionados à saúde e ao bem-estar da população acima de 60 anos. O final da programação será marcado por um baile a partir das 14h, na sexta-feira (12).
 
Rede de Saúde – Além do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), a Rede Municipal de Saúde atende aos idosos por meio das 181 equipes de Saúde da Família (ESF), quatro Unidades Básica de Saúde (UBS), três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cepics) e três Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Eles também recebem atendimento de órtese e prótese realizado pelo Cais Jaguaribe, além do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a rede hospitalar.
 
Também são oferecidas atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e de grupos de convivência por meio das Equipes de Saúde da Família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.

Idosos – De acordo com dados do IBGE, atualmente, a população de idosos em João Pessoa já chega a 83.118 habitantes. O Estatuto do Idoso destaca que uma pessoa é considerada idosa, e passa a ter acesso aos direitos assegurados, a partir dos 60 anos. No início do século passado, a expectativa de vida da população era de 33 anos. Nos dias atuais, essa expectativa saltou para 74,9 anos, aqui na Paraíba.
 
Confira a programação completa da Semana de Saúde do Idoso
 
Terça-feira (9 de maio)
8h – abertura com café da manhã
8h as 12h– atendimento médico, odontológico, vacinação, aferição de pressão, aurioculoterapia
9h – Palestra: A importância do Clube da Pessoa Idosa, com Elisângela Uarandas
9h – apresentação do grupo de bonecos gigantes
9h – aulas de zumba e aeróbica
 
Quarta-feira (10 de maio)
8h as 12h– atendimento médico, odontológico, vacinação, aferição de pressão, aurioculoterapia
9h – palestra sobre longevidade e saúde com o Dr. Alexandre Guimarães
9h – apresentação do grupo de dança colibris
 
Quinta-feira (11 de maio)
8h as 12h– atendimento médico, odontológico, vacinação, aferição de pressão, aurioculoterapia
9h – palestra sobre sexualidade e envelhecimento, com Dra. Ana Aires
9h – aulas de zumba e aeróbica
 
Sexta-feira (12 de maio)
8h as 12h– atendimento médico, odontológico, vacinação, aferição de pressão, aurioculoterapia
14h – baile dos anos 60


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90