04/11/2020 às 20h12min - Atualizada em 04/11/2020 às 20h12min

Veneziano parabeniza o governador e destaca a importância dos benefícios fiscais ao Pólo Têxtil de Campina Grande e mais 53 cidades

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) esteve na tarde desta terça-feira (03) acompanhando o governador João Azevêdo (Cidadania) na assinatura do decreto que criou o Polo de Confecções de Campina Grande. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) e, para o senador, representa um novo tempo para o setor na cidade e região, tendo em vista que os incentivos fiscais ao Pólo Têxtil beneficiam outras 53 cidades.

“Não sei se outro gestor, entre as 27 das nossas unidades estaduais, teve ou terá essa disposição ou ousadia de baixar, consideravelmente, de 18% para 2%, a redução da carga tributária das indústrias de confecções; e de 18% para 3% a redução da carga tributária nas operações de venda das empresas varejistas de confecções de pequeno porte, com regime de pagamento normal, referentes a produtos fabricados na Paraíba. Não é qualquer diminuição. É uma diminuição significativa.”, disse Veneziano, destacando a ação que, no seu ver, fortalece a economia local, incentiva as indústrias têxteis e promove a geração de emprego e renda no Estado. 

Na ocasião, João Azevêdo afirmou que a iniciativa representa o compromisso do governo com Campina Grande. “Esse ato vai permitir que a gente consiga recuperar 50 anos em 5 anos, com a implantação dos incentivos, não só para a indústria, mas para o comércio varejista, na área de confecções. Nós vamos transformar a região polarizada por Campina Grande no maior polo de confecções do Nordeste, pelo potencial e as condições que estamos oferecendo de incentivos fiscais reais que passam a vigorar em janeiro do próximo ano. É um sonho de muitos, que agora se tornou realidade”, frisou o governador. 

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, ressaltou que o trabalho do governo irá estimular a produção e o comércio na Paraíba. “Essa é uma ação do governo para incrementar a indústria têxtil e o comércio varejista dos produtos têxteis fabricados no Estado. O governo quer gerar mais emprego e renda e competir em pé de igualdade com estados vizinhos nesse setor econômico. Enfim, nós queremos propiciar aos paraibanos esse incentivo agressivo nesse segmento”. 

O presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, avaliou que o benefício fiscal é o maior estímulo dos últimos tempos. “Esse ato que o governador assinou dá a possibilidade às empresas do micro e pequeno empresário paraibano de competir com empresários de outros estados, produzindo com preços acessíveis e penso que o governo acertou em cheio quando fez essa redução e, a partir de 2021, vamos ser uma grande e ótima surpresa para o Brasil”, opinou. 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, elogiou a gestão fiscal do Estado e a iniciativa de estimular e fomentar parcerias público-privadas. “Esse era um grande sonho alimentado pela indústria de confecções da Paraíba, porque nós tínhamos a dificuldade de competir com estados vizinhos e essa ação é muito maior do que muitos empreendimentos, porque vai beneficiar toda a Paraíba, principalmente a região polarizada por Campina Grande, e vamos estar em um novo patamar”, falou. 

Municípios contemplados com os benefícios fiscais – Os 54 municípios que serão atendidos pelo Governo do Estado são Campina Grande, Lagoa Seca, Boa Vista, Massaranduba, Fagundes, Esperança, Pocinhos, Puxinanã, Ingá, Itatuba, Riachão do Bacamarte, Serra Redonda, Areial, Montadas, Alagoa Nova, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Soledade, Cubati, Olivedos, São Vicente do Seridó, Queimadas, Alcantil, Boqueirão, Cabaceiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Caturité, Riacho de Santo Antônio, São Domingos do Cariri, Aroeiras, Gado Bravo, Natuba, Santa Cecília, Umbuzeiro, Monteiro, Prata, Camalaú, Ouro Velho, São João do Tigre, Zabelê, Sumé, Amparo, Congo, Serra Branca, Santo André, São João do Cariri, São José dos Cordeiros, Caraúbas, Coxixola, Parari, Gurjão, São Sebastião do Umbuzeiro e Livramento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90