19/10/2020 às 06h17min - Atualizada em 19/10/2020 às 06h17min

Cachoeira dos Índios, a cidade paraibana sem candidato a prefeito

Blog do Suetoni
Todos ouvimos falar neste ano no caso da cidade de São José do Sabugi, no Sertão paraibano, onde o prefeito Segundo Domiciano (DEM) será o único candidato a prefeito. É difícil de acontecer? É, sim. Mas imagine uma cidade sem nenhuma candidatura válida para a disputa da prefeitura? Esse caso existe também. Falo de Chachoeira dos Índios, um pequeno município de 10,2 mil habitantes, localizado a 426 quilômetros de João Pessoa.

O problema do município sertanejo é que os dois candidatos a prefeito lançado tiveram os registros de candidatura negados pela Justiça Eleitoral. A lista inclui o atual prefeito, Allan Seixas (PSB), e o adversário dele, Têta Francisco (PP). O primeiro foi impugnado por já ter sido reeleito uma vez e o segundo por ter sido alcançado pela Lei Ficha Limpa.

Prefeito de Cachoeira dos Índios tem registro de candidatura impugnado pela  Justiça - Polêmica Paraíba - Polêmica Paraíba

Prefeito de Cachoeira dos Índios tem registro de candidatura impugnado pela Justiça - Polêmica Paraíba - Polêmica Paraíba


Allan Seixas foi eleito vice-prefeito em 2012, para o mandato entre 2013 e 2016. Acontece que em 2016 o titular do cargo, Francisco Dantas Ricarte, o Bodim, foi afastado do cargo sob acusação de envolvimento em esquema corrupção, em caso investigado pela operação Andaime, do Ministério Público Federal. Com isso, Seixas assumiu o cargo em agosto de 2016. Como se tornou titular, ele foi reeleito naquele ano.

O ato contínuo disso é que a Justiça Eleitoral entendeu que ele não poderia disputar uma nova eleição. O caso foi analisado pela juíza Dayse Maria Pinheiro Mota, da 68ª Zona Eleitoral de Cajazeiras. A decisão foi proferida após manifestação do Ministério Público Eleitoral. A defesa do prefeito apresentou recurso ao Tribunal Regional Eleitoral, porém, a possibilidade de sucesso não é grande.

Bem-vindo a Cachoeira dos Índios, cidade sem candidato a prefeito - Blog do  Suetoni Souto Maior

Bem-vindo a Cachoeira dos Índios, cidade sem candidato a prefeito - Blog do Suetoni Souto Maior


O caso de Têta também não é simples de ser resolvido. Ele foi barrado com base na lei da Ficha Limpa. Tudo por causa de condenação por falsificação de documentos. Nos dois casos, os partidos poderão substituir os candidatos até o dia 28 deste mês. Podem ainda apelar para as instâncias superiores, na tentativas e reverter a decisão do primeiro grau. As eleições deste ano vão acontecer no dia 15 de novembro.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90