03/10/2020 às 05h55min - Atualizada em 03/10/2020 às 05h55min

Jornalista morre ao atear fogo em si mesma após denúncia

O Globo
A jornalista russa Irina Slavina Foto: Reprodução/Redes sociais
A jornalista russa Irina Slavina morreu nesta sexta-feira após atear fogo a si mesma em frente à agência local do Ministério do Interior russo na cidade de Nijni Novgorod. De acordo com a agência em que trabalhava, Koza Press, o incidente aconteceu um dia após seu apartamento ter sido revistado pela polícia.

Slavina trabalhava como editora-chefe da Koza Press, uma pequena agência de notícias local que se anunciava como sendo "sem censura, sem ordens 'de cima'". Antes de se imolar, a jornalista responsabilizou o governo da Rússia pelo ocorrido, em sua página do Facebook.

"Peço que culpem a Federação Russa por minha morte", escreveu na rede social.

Um dia antes de sua morte, a jornalista tinha usado o Facebook para informar que policiais e investigadores haviam vasculhado seu apartamento. Ela disse que os agentes procuravam por "brochuras, panfletos e contas" do grupo de oposição Rússia Aberta, financiado pelo crítico do Kremlin Mikhail Khodorkovsky.

Ela disse que apreenderam computadores, seu laptop e outros aparelhos eletrônicos, assim como como o laptop de sua filha e o celular de seu marido.

O Comitê Investigativo da Rússia disse que abriria um inquérito preliminar depois que uma mulher se imolou em Nijni Novgorod, uma cidade de 1,3 milhão de habitantes que fica a cerca de 400 quilômetros a leste de Moscou. A corporação, no entanto, não citou o nome de Slavina.

Já a filial local do comitê na região de Nijni Novgorod disse depois que o ataque Slavina fez contra si mesma não tinha nada a ver com as buscas realizadas em seu apartamento no dia anterior. Segundo o comitê, ela era apenas uma testemunha em um processo criminal para o qual as buscas estavam sendo realizadas.

Membros da oposição russa disseram que Slavina estava sob pressão das autoridades.

"Nos últimos anos, oficiais de segurança a sujeitaram a perseguições sem fim por causa de sua oposição", escreveu o político de oposição Dmitry Gudkov no Instagram.

“Que pesadelo”, escreveu Ilya Yashin, outro crítico do Kremlin, no Twitter. "Todos esses casos de policiais se divertindo, esses shows de homens mascarados — não são jogos. O governo está realmente quebrando as pessoas psicologicamente."

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90