09/08/2020 às 13h23min - Atualizada em 09/08/2020 às 13h23min

Temer aceita convite de Bolsonaro para chefiar missão no Líbano

O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse estar "honrado" com o convite de seu sucessor no Planalto, Jair Bolsonaro (sem partido), para chefiar uma missão do Brasil ao Líbano após explosões na zona portuária de Beirute.

O convite a Temer foi revelado por Bolsonaro na manhã de hoje durante videoconferência com líderes mundiais em videoconferência para tratar da situação no Líbano. O Brasil pretende enviar medicamentos e alimentos para o país do Oriente Médio.

"Convidei, como meu enviado especial e chefe dessa missão o senhor Michel Temer, filho de libaneses e ex-presidente do Brasil", disse Bolsonaro.

Em nota, Temer disse que, "quando o ato [convite] for publicado no Diário Oficial, serão tomadas as medidas necessárias para viabilizar a tarefa".

A capital libanesa cidade atravessa momento de reconstrução depois que uma explosão de grandes proporções destruiu boa parte de sua região portuária, na última terça-feira (4). O trágico incidente é sucedido de manifestações de rua contra a corrupção no país. Movimentos populares reivindicam a antecipação das eleições.

"O Brasil é lar da maior diáspora libanesa do mundo", disse ele. "Por essa razão, tudo que afeta ao Líbano nos afeta como se fosse o próprio lar e a própria pátria."

Segundo Bolsonaro, "nos próximos dias", um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) irá enviar os medicamentos e insumos "reunidos pela comunidade libanesa radicada no Brasil". Por via marítima, serão enviadas 4.000 toneladas de arroz "para atenuar a perda de estoques de cereais destruídos nas explosões".

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da França, Emmanuel Macron, também participaram da conferência.

UOL

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90