28/07/2020 às 22h12min - Atualizada em 28/07/2020 às 22h12min

OMS diz que pandemia de covid-19 é "uma grande onda", não é sazonal

“O aumento de uma doença respiratória no momento de uma pandemia coloca uma grande pressão no sistema de saúde”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu a pandemia do novo coronavírus como "uma grande onda" e pediu cuidado durante o verão do Hemisfério Norte, já que a infecção não acompanha as estações, como a gripe.

As OMS têm se esforçado para evitar descrever um ressurgimento de casos de covid-19 como os de Hong Kong como "ondas", já que isso sugere que o vírus está se comportando de maneiras fora do controle humano, quando na verdade uma ação organizada pode refrear sua disseminação.

Margaret Harris repetiu a mensagem em uma coletiva de imprensa virtual em Genebra. "Estamos na primeira onda. Será uma grande onda. Ela subirá e descerá um pouco. A melhor coisa é achatá-la e transformá-la em algo que passa junto aos pés", disse.

Apontando para os números altos de casos no auge do verão dos Estados Unidos, ela pediu atenção na aplicação de medidas e desaconselhou grandes aglomerações. Ainda expressou preocupação caso a Covid-19 coincida com a gripe sazonal durante o inverno e disse que a OMS está atento e monitorando isso.

"As pessoas ainda estão pensando sobre estações do ano. O que todos precisamos ter na cabeça é que esse é um novo vírus que está se comportando de forma diferente", disse.

Informou ainda que as amostras de laboratório não mostram muitos casos de gripe, o que indica um início de estação tardio, e esclarece que o aumento de uma doença respiratória no momento de uma pandemia coloca uma grande pressão no sistema de saúde.
 
Vitória Borges


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90