23/07/2020 às 15h57min - Atualizada em 23/07/2020 às 15h57min

Hospital de Trauma retoma captação e 4 pessoas recebem transplante de órgãos

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, por meio da Central de Transplantes da Paraíba, retomou na tarde dessa quarta-feira (22) a captação de órgãos durante a pandemia, realizando uma doação de multiorgãos, ajudando quatro famílias que aguardavam na lista de espera.

O diretor geral da unidade de saúde, Laercio Bragança, diz que a retomada da doação de órgãos na unidade de saúde foi muito importante, e parabeniza a família do jovem de 34 anos, por mesmo em meio a tristeza, ter o nobre gesto de permitir a captação de quatro órgãos importantes: cora coração, fígado e rins “Todos os receptores são de João Pessoa e os transplantes ocorrerão no Hospital Nossa Senhora das Neves”, frisou. 

O paciente de 34 anos foi vítima de acidente de motocicleta no último dia 12 de julho, chegando à unidade de saúde com traumatismo cranioencefálico grave com múltiplas contusões encefálicas. 

Para a mãe do jovem, Fátima Soares de Souza, dizer sim para doação, mesmo num momento tão triste, é sentir o filho vivo em outras vidas. “O legado que meu filho deixou foi de sempre ajudar o próximo e então eu não poderia dizer não agora”, concluiu emocionada. 

A retirada dos órgãos ocorreram no próprio complexo hospitalar, considerado o maior captador de órgãos do Estado logo após seguiram em comboio com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para serem implantados nos receptores. Essa é a primeira doação multiorgãos em João Pessoa e a terceira no Estado da Paraíba durante pandemia.

Vitória Borges

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90